O estigma da sexualidade em jogos online e o problema da "invenção do outro"
deslegitimação e práticas decoloniais
Palabras clave:
MMORPG, Sexualidade, World of WarcraftResumen
O presente artigo tem o objetivo de analisar enunciações estigmatizadas de avatares do jogo on-line World of Warcraft, bem como os comentários públicos a respeito das representações de gênero em jogos, discutindo como as representações da(s) identidade(s) masculina(s) são configuradas em mídias digitais, tal como o RPG (Role-Playing Game). Para isso, utilizamos a teoria decolonial, que uma das propostas é discutir a respeito da implantação do gênero como marcador eurocêntrico (Lugones, 2020); e a Análise do Discurso Crítica (ADC) com a finalidade de realizar investigações utilizando como metodologia a análise de operação da ideologia. Os resultados mostram que, nos discursos encontrados, de acordo com Thompson (2002), houve uma estratégia de construção simbólica que aponta para segmentação de grupos de indivíduos envolvidos no interesse de grupos dominantes.
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