Material didático de língua inglesa para professores em formação inicial

necessidades e desafios

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Inglês, Formação de professores, Materiais didáticos, Pós-método, Pedagogia crítica

Resumo

Professores de Língua Inglesa (LI) da UESC (Ilhéus, BA) enfrentam dificuldades em encontrar materiais didáticos (MDs) que atendam às necessidades específicas de professores em formação inicial. Apesar do uso frequente de livros com objetivos comunicativos gerais, esses recursos não se alinham às demandas pedagógicas da formação docente. Esta pesquisa-ação qualitativa explora o desenvolvimento de um MD de LI adaptado às exigências profissionais dessa formação. Fundamentando-se no ensino de línguas para formação docente, Pedagogia Crítica, Linguística Aplicada Crítica e no Pós-método, o estudo aplica o modelo de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os resultados indicam a viabilidade de materiais contextualizados que integram teoria e prática, propondo uma abordagem estruturada para aprimorar a preparação docente.

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Biografia do Autor

Tatiany Pertel Sabaini Dalben, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2016), Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2008), Especialista em Ensino de língua inglesa pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2004), Graduada em Letras Português/Inglês pela Faculdade Castelo Branco (2002). Professora Adjunta de língua inglesa vinculada ao Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) desde 2009, Coordenadora do Curso de Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais - UESC. Tem experiência na área de Letras/Inglês com ênfase em Tradução, Ensino-Aprendizagem de língua inglesa e Interculturalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Tradução sob uma perspectiva desconstrutivista; Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa; Interculturalidade; Formação de professores; Conscientização e Responsabilidade ética do professor; Inglês para fins específicos (ESP); Negociações Internacionais.

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Publicado

2025-09-03

Como Citar

PERTEL SABAINI DALBEN, T. Material didático de língua inglesa para professores em formação inicial: necessidades e desafios. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 79, p. 255–279, 2025. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/60941. Acesso em: 27 set. 2025.