Material didático de língua inglesa para professores em formação inicial
necessidades e desafios
Palavras-chave:
Ensino de Inglês, Formação de professores, Materiais didáticos, Pós-método, Pedagogia críticaResumo
Professores de Língua Inglesa (LI) da UESC (Ilhéus, BA) enfrentam dificuldades em encontrar materiais didáticos (MDs) que atendam às necessidades específicas de professores em formação inicial. Apesar do uso frequente de livros com objetivos comunicativos gerais, esses recursos não se alinham às demandas pedagógicas da formação docente. Esta pesquisa-ação qualitativa explora o desenvolvimento de um MD de LI adaptado às exigências profissionais dessa formação. Fundamentando-se no ensino de línguas para formação docente, Pedagogia Crítica, Linguística Aplicada Crítica e no Pós-método, o estudo aplica o modelo de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os resultados indicam a viabilidade de materiais contextualizados que integram teoria e prática, propondo uma abordagem estruturada para aprimorar a preparação docente.
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