Um fazer decolonial

discussões sobre a colonialidade de gênero nas aulas de língua espanhola

Autores/as

Palabras clave:

Colonialidade de gênero, Decolonialidade, Letramento Crítico, Língua Espanhola

Resumen

A imposição de papéis sociais de gêneros parte dos preceitos advindos pelas imposições do grupo colonizador, caracterizando-se como Colonialidade de Gênero. Desse modo, o presente artigo apresenta uma ação pedagógica decolonial, por meio do Letramento Crítico, desenvolvida em uma turma de Língua Espanhola, de uma escola da zona periférica da cidade de Maceió - AL, centrando na Colonialidade de Gênero.  Por meio da pesquisa-ação, trabalhamos com a elaboração cartazes produzidos pelos alunos, assim como relatos de experiências compartilhados por eles através do WhatsApp. A análise de dados desenvolvida buscou identificar e discutir a respeito dos elementos linguísticos que remetem a questão da Colonialidade de Gênero na produção escrita, evidenciando o amadurecimento da consciência crítica dos participantes da pesquisa ao longo do processo de ensino-aprendizagem da Língua Espanhola.

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Biografía del autor/a

Lucas Santos de Assis, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Linguística, na linha de Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente, é pesquisador voluntário do Grupo de Estudos em Letramentos, Educação e Transculturalidade (LET), do PPGLL/UFAL.

Nara Gleyce Cavalcante da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Linguística, na linha de Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do grupo de pesquisa "Letramento, Educação e Transculturalidade (LET)".  É professora de língua espanhola - Secretaria Municipal de Educação de Maceió.

Rodrigo Agra de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Linguística, na linha de Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Flávia Colen Meniconi, Universidade Federal de Alagoas

Doutorada em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas, do Curso de Letras/Espanhol (FALE/UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/FALE/UFAL). É membro dos grupos de pesquisa: 1- Letramento, Educação e Transculturalidade (LET); 2- Grupo de estudo do texto e da Leitura (GETEL).

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Publicado

2025-09-03

Cómo citar

SANTOS DE ASSIS, L.; CAVALCANTE DA SILVA, N. G.; AGRA DE OLIVEIRA, R.; COLEN MENICONI, F. Um fazer decolonial: discussões sobre a colonialidade de gênero nas aulas de língua espanhola. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 79, p. 54–79, 2025. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/57566. Acesso em: 27 sep. 2025.