O PROFESSOR E O MÉTODO: PAPÉIS, DIÁLOGOS E DILEMAS (The teacher and the method: roles, dialogues and dilemmas)

Auteurs

  • José Amarante Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v2i48.14277

Mots-clés :

Ensino de línguas, Materiais didáticos, Concepções pedagógicas, Formação docente.

Résumé

A imprecisão terminológica na área de ensino de línguas estrangeiras tem levado, desde a década de 60, à proposição de uma definição terminológica, cujo consenso, a nosso ver, está ainda em processo de negociação. Da obsessão pela busca do método perfeito, a partir da segunda metade do século XX, à constatação - do final da década de 90 até nossos dias - da impossibilidade de sucesso nessa busca e à definição de um ecletismo na formatação pedagógica, o terreno é ainda espinhoso. Merecem destaque nesse processo de definição conceitual as propostas de Anthony (1963) e de Richards & Rodgers (1986), com as quais queremos dialogar. Além disso, pretendemos discutir, a partir das dimensões da profissão docente, alguns aspectos: os papéis do professor na sua relação com métodos, as delicadezas conceituais do chamado ecletismo pedagógico, os diálogos possíveis entre as concepções do professor e as concepções implícitas ou explícitas dos materiais didáticos, e os dilemas decorrentes desse processo de “negociação”. Sua discussão desemboca na análise desses aspectos conceituais no contexto do ensino do latim, quando o autor defende, no papel do professor em relação ao uso de “métodos”, uma atitude de coautoria de materiais para o ensino.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

José Amarante, Universidade Federal da Bahia

Possui, pela Universidade Federal da Bahia, graduação em Letras Vernáculas (1999), mestrado em Letras e Linguística (2005) e doutorado em Língua e Cultura (2013), tendo sido a sua tese premiada com o Prêmio CAPES de Teses 2014 (Letras e Linguística) e com o Prêmio ANPOLL de Teses 2014 (Menção honrosa). Atuou em educação básica no ensino público, foi diretor pedagógico de ensino privado na Bahia. Atuou como professor de graduação em instituições públicas e privadas da Bahia. Em 2006, seu livro de contos "Ainda em flor" recebeu o Prêmio Braskem de Literatura, tenso sido publicado pela Fundação Casa de Jorge Amado. É professor de Língua e Literatura Latinas na Universidade Federal da Bahia, atuando também como professor permanente no Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura, na orientação de trabalhos sobre História da cultura escrita no Brasil. Desenvolve pesquisas em Didática do Latim, História Social do Latim no Brasil e tradução de obras de Fulgêncio (Final do séc. V - Início do séc. VI d.C.).

Téléchargements

Publiée

2015-10-08

Comment citer

AMARANTE, J. O PROFESSOR E O MÉTODO: PAPÉIS, DIÁLOGOS E DILEMAS (The teacher and the method: roles, dialogues and dilemmas). Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, v. 2, n. 48, 2015. DOI: 10.9771/2176-4794ell.v2i48.14277. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/14277. Acesso em: 28 nov. 2025.

Numéro

Rubrique

Estudos Linguísticos