RENOMEANDO O INGLÊS E FORMANDO PROFESSORES DE UMA LÍNGUA GLOBAL (RENAMING ENGLISH AND EDUCATING TEACHERS OF A GLOBAL LANGUAGE)

Auteurs

  • Telma Gimenez UEL

DOI :

https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v0i52.15464

Mots-clés :

Inglês como língua franca. Globalização. Formação de professores

Résumé

A literatura recente sobre a língua inglesa tem sido unânime em destacar seu caráter singular na contemporaneidade, apontando suas relações com mobilidade, comunicação virtual e processos econômicos. A nomeação do Inglês como Língua Franca (ILF) põe em curso diversos questionamentos sobre conceitos tradicionais da linguística e do ensino de inglês como língua estrangeira. Neste artigo discuto alguns desses questionamentos e defendo a importância de se levar em conta esses estudos na formação de professores, tendo em vista que desafiam noções tradicionais de língua e destacam o caráter político de seu ensino. Aponto, igualmente, lacunas a ser completadas por abordagens que situam o inglês no mercado linguístico global.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Telma Gimenez, UEL

Professora Associada, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina. Doutora pelo Dept. of Linguistics and Modern English Language, Lancaster University. Pós-doutorado no Institute of Education, UCL.

Téléchargements

Publiée

2015-01-20

Comment citer

GIMENEZ, T. RENOMEANDO O INGLÊS E FORMANDO PROFESSORES DE UMA LÍNGUA GLOBAL (RENAMING ENGLISH AND EDUCATING TEACHERS OF A GLOBAL LANGUAGE). Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 52, 2015. DOI: 10.9771/2176-4794ell.v0i52.15464. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/15464. Acesso em: 29 sept. 2025.

Numéro

Rubrique

Estudos Linguísticos