AS CONSTRUÇÕES X-ARI- EM PERSPECTIVA HISTÓRICA E CONSTRUCIONISTA: DO LATIM CLÁSSICO AO MEDIEVAL

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.9771/ell.v0i61.26772

Mots-clés :

Língua latina, Morfologia derivacional, Morfologia Construcional, Polissemia.

Résumé

Este trabalho aborda a trajetória das construções X-ari- da língua latina, baseando-se na comparação entre registros do latim clássico (I a.C. até II d.C.) e do latim medieval (V d.C. até XIV d.C.).  Como aporte descritivo-interpretativo, utiliza-se a Morfologia Construcional, de Booij (2010), modelo vinculado à Linguística Cognitiva. O foco principal é o tratamento da polissemia e, para o desenvolvimento da proposta, foram levantadas 704 construções do latim clássico, extraídas do Dicionário Escolar Latino-Português (FARIA, 1994) e do Dicionário Latim-Português (PORTO EDITORA, 2012), e 748 do latim medieval, obtidas do Midiae Latinatis Lexicon Minus (Niermeijer, 1976).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Natival Almeida Simões Neto, UFBA

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, da Universidade Federal da Bahia. Possui mestrado em Linguística Histórica (2016) e graduação em Letras Vernáculas (2014), por essa mesma instituição. É também graduando em Língua Estrangeira Moderna ou Clássica, na habilitação de Letras Clássicas (Latim/Grego). Está atuando como professor substituto no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia, ministrando disciplinas das áreas de Diversidade e Produção Textual em Língua Portuguesa e História e estrutura da Língua Portuguesa. É membro do Grupo de Estudos em Semântica Cognitiva (GESGOG), grupo vinculado ao Programa Para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR). É membro associado da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), desde 2016, e do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE), desde 2014. Tem interesse na morfologia, léxico e semântica do português e das demais línguas românicas (castelhano, galego, catalão, francês, italiano e romeno). Tem preferência de trabalho com os modelos teórico-metodológicos da Linguística Cognitiva, Gramática das Construções, Morfologia Construcional e Tipologia Linguística.

Téléchargements

Publiée

2019-06-15

Comment citer

SIMÕES NETO, N. A. AS CONSTRUÇÕES X-ARI- EM PERSPECTIVA HISTÓRICA E CONSTRUCIONISTA: DO LATIM CLÁSSICO AO MEDIEVAL. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 61, p. 49–69, 2019. DOI: 10.9771/ell.v0i61.26772. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/26772. Acesso em: 1 oct. 2025.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ ESTUDOS MORFOLÓGICOS