OS FRASEOLOGISMOS PARA PÃO FRANCÊS NA REGIÃO SUL DO BRASIL

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.9771/ell.v0i60.27581

Mots-clés :

raseologismos, Projeto Atlas Linguístico do Brasil, Pão Francês

Résumé

Este trabalho, inserido no quadro teórico dos estudos fraseológicos de vertente francesa e da Geolinguística, apresenta os registros de fraseologismos nos dados dos Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) para a questão 186 do Questionário Semântico Lexical (QSL), que busca variantes para “pão francês”. Desse modo, pretendemos descrever as unidades fraseológicas coletadas a partir da pesquisa geolinguística, mapeando e analisando essas formas linguísticas registradas por 176 informantes com ensino fundamental, em entrevistas orais coletadas pelas equipes do projeto, em 44 localidades situadas na Região Sul do Brasil. Dessa maneira, pretendemos documentar e analisar a riqueza linguística e cultural transparecida por meio desses registros. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Vanessa Yida, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (bolsista CAPES/COFECUB); pesquisadora do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) e Variação lexical: teorias, recursos e aplicações): do condicionamento lexical às constrições pragmáticas (VALEXTRA).

Fabiane Cristina Altino, Universidade Estadual de Londrina

Docente da Universidade Estadual de Londrina; vice-coordenadora da Regional Paraná do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB); integra o projeto Variação lexical: teorias, recursos e aplicações): do condicionamento lexical às constrições pragmáticas (VALEXTRA).

Téléchargements

Publiée

2018-12-19

Comment citer

YIDA, V.; ALTINO, F. C. OS FRASEOLOGISMOS PARA PÃO FRANCÊS NA REGIÃO SUL DO BRASIL. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 60, p. 90–106, 2018. DOI: 10.9771/ell.v0i60.27581. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/27581. Acesso em: 27 sept. 2025.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS / ARTICLES