DE L’ANCIEN AU NOUVEAU PROVERBE
DOI :
https://doi.org/10.9771/ell.v0i60.28910Mots-clés :
Provérbio, Proverbialização, O novo provérbio.Résumé
O artigo objetiva tratar dos parâmetros que contribuem para considerar uma citação dada como provérbios, mostrando a influência dos fatores da semântica e da pragmática, além dos critérios clássicos do processo de proverbialização, como o arcaísmo de expressão e o seu poder de propagação. O ritmo da declaração em questão, o grau de metaforicidade e, especialmente, sua pragmaticidade, ou seja, a sua adaptação a novas situações, que podem atender o usuário de tais formas parêmias, são agora os principais parâmetros do proverbialização em que um nova geração de construções, como slogans publicitários, títulos de filmes e músicas, e algumas notícias, são os melhores candidatos para esse novo status de provérbio.
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Publiée
2018-12-19
Comment citer
ZRINGUE, A. DE L’ANCIEN AU NOUVEAU PROVERBE. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 60, p. 216–228, 2018. DOI: 10.9771/ell.v0i60.28910. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/28910. Acesso em: 27 sept. 2025.
Numéro
Rubrique
ARTIGOS / ARTICLES