DE L’ANCIEN AU NOUVEAU PROVERBE

Auteurs

  • Amissa Zringue Université de Kairouan

DOI :

https://doi.org/10.9771/ell.v0i60.28910

Mots-clés :

Provérbio, Proverbialização, O novo provérbio.

Résumé

O artigo objetiva tratar dos parâmetros que contribuem para considerar uma citação dada como provérbios, mostrando a influência dos fatores da semântica e da pragmática, além dos critérios clássicos do processo de proverbialização, como o arcaísmo de expressão e o seu poder de propagação. O ritmo da declaração em questão, o grau de metaforicidade e, especialmente, sua pragmaticidade, ou seja, a sua adaptação a novas situações, que podem atender o usuário de tais formas parêmias, são agora os principais parâmetros do proverbialização em que um nova geração de construções, como slogans publicitários, títulos de filmes e músicas, e algumas notícias, são os melhores candidatos para esse novo status de provérbio.

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Biographie de l'auteur

Amissa Zringue, Université de Kairouan

Professeur de Université de Kairouan

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Publiée

2018-12-19

Comment citer

ZRINGUE, A. DE L’ANCIEN AU NOUVEAU PROVERBE. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 60, p. 216–228, 2018. DOI: 10.9771/ell.v0i60.28910. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/28910. Acesso em: 27 sept. 2025.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS / ARTICLES