A PRESENÇA (AUSÊNCIA) DO PORTUGUÊS PLURICÊNTRICO EM APLICATIVOS DIGITAIS: O CASO DO MEMRISE E DO DUOLINGO

Auteurs

  • José Johnatta Feitosa Teixeira Universidade Federal de Sergipe
  • Rayane Araújo Gonçalves Universidade Federal de Sergipe
  • Isabel Cristina Michelan de Azevedo Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0002-5293-0168

DOI :

https://doi.org/10.9771/ell.i73.48981

Mots-clés :

Memrise, Duolingo, Português pluricêntrico, Ensino, PLE

Résumé

Este trabalho observa o ensino de português como língua estrangeira em aplicativos digitais. Para isso, a partir de um viés pluricêntrico, descreve dois aplicativos digitais voltados ao ensino de línguas e analisa se há o predomínio de uma norma de língua portuguesa em relação à(s) outra(s). A metodologia aplicada utilizou o procedimento técnico de análise documental, de abordagem qualitativa, com restrição do corpus para atividades dos níveis iniciais e informações contidas nos sites do Duolingo e Memrise. O trabalho tem respaldo nas ideias de Côrrea (2019), Kapp (2012) e Vincent-Layton (2019) em relação ao ensino de PLE em aplicativos, e em autores como Hall (1996) e Batoréo (2014) para questões de língua e aspectos culturais. Os resultados apontam a necessidade de os aplicativos demarcarem o caráter pluricêntrico do português e exporem normas além do português brasileiro e do europeu.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Références

BATORÉO, Hanna J. Que gramática(s) temos para estudar o Português língua pluricêntrica? Revista Diadorim. Universidade Federal do Rio de Janeiro, v.16, p. 1-15, dez. 2014. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/4023. Acesso em: 03 mar. 2022.

BURKE, Peter. O que é História Cultural? Trad. Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CLYNE, Michael. Pluricentriclanguages – Introduction. In: CLYNE, Michael (ed.). PluricentricLanguages: differingnorms in differentnations. Berlin: Mountoun de Gruyter, 1992, p. 1-10.

CORRÊA, Claudio. A gamificação e o ensino/aprendizagem de segunda língua: um olhar investigativo sobre o Duolingo. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 22, n. 4, p. 1020-1039, out-dez. 2019.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. EUA: Pfeiffer, 2012.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

MUHR, Rudolf. Non-Dominant Varieties of Pluricentric Languages. Getting the Picture. Frankfurt & Wien: Peter Lang. 2012.

NIETO, Sonia. Language, culture and teaching: critical perspectives. New York: Routledge, 2010.

O’DEA, Simon. Number of smartphone subscriptions worldwide from 2016 to 2026 (in millions). Statista, 2021. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/330695/number-of-smartphone-usersworldwide/. Acesso em 29 de mar. 2022

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

PETIT, Thomas; SANTOS, Gilberto Lacerda. A aprendizagem não formal da língua estrangeira usando o smartphone: por quê voltamos a metodologias do século XIX? Anais eletrônicos do 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias da Informação – Aprendizagem móvel dentro e fora da escola. UFPE, 2013. p. 1-21.

SILVA Augusto Soares da. O português no mundo e a sua estandardização: entre a realidade de uma língua pluricêntrica e o desejo de uma língua internacional. In: SILVA Augusto Soares da. O português na casa do mundo hoje. Braga: Universidade Católica Portuguesa de Braga, 2018, p. 111-132. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.14/33126. Acesso em: 03 mar. 2022.

SPAVEN, Emily. Q & A: Memrise co-founder talks diversity, mentorship and longterm plans. UKNT, 2016. Disponível em: https://www.uktech.news/news/qamemrise-co-founder-talks-diversity-mentorship-and-long-term-plans-20160926. Acesso em: 10 dez. 2022.

Téléchargements

Publiée

2022-09-27

Comment citer

TEIXEIRA, J. J. F.; GONÇALVES, R. A.; AZEVEDO, I. C. M. de. A PRESENÇA (AUSÊNCIA) DO PORTUGUÊS PLURICÊNTRICO EM APLICATIVOS DIGITAIS: O CASO DO MEMRISE E DO DUOLINGO. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 73, p. 459–475, 2022. DOI: 10.9771/ell.i73.48981. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/48981. Acesso em: 29 sept. 2025.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ PLURICENTRISMO LINGUÍSTICO DO PORTUGUÊS