A RELAÇÃO ENTRE A CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA E O APAGAMENTO DO /R/ FINAL DE PALAVRAS NA ESCRITA DE CRIANÇAS BAIANAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE (PÓS) PANDEMIA

Auteurs

  • Amanda Cristina de Freitas Universidade Estadual de Campinas
  • Pablo Picasso Feliciano de Faria UNICAMP

DOI :

https://doi.org/10.9771/ell.v0i77.56372

Mots-clés :

Aquisição da escrita, Consciência metalinguística, Apagamento do /R/, Coda, Pandemia

Résumé

A Consciência Metalinguística (CM) tem papel na aquisição da escrita (Barrera; Maluf, 2003). O apagamento do /R/ na fala é encontrado também na escrita, conforme Dutra e Pinto (2014) e Santos e Costa (2013). Investigou-se a relação entre a CM e a realização do /R/ em final de palavra na escrita de crianças em alfabetização. Participaram do estudo 58 alunos do 1º ao 3º ano de uma escola particular e de uma escola pública de Feira de Santana, Bahia. Crianças de séries mais avançadas mostraram melhor desenvolvimento da escrita e menos apagamento do /R/. Contextos de ressilabificação, na oralidade, não afetaram a realização do /R/ final. Encontramos uma correlação moderada à forte entre o índice de CM obtido e o desempenho em tarefas de escrita e ditado de palavras terminadas em /R/. O contexto da pandemia pode ter influenciado o desempenho das crianças.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Amanda Cristina de Freitas, Universidade Estadual de Campinas

Aluna de doutorado

Références

ABAURRE, Maria Bernadete Marques. Horizontes e limites de um programa de investigação em aquisição da escrita. In: LAMPRECHT, Regina (org.). Aquisição da Linguagem: questões e análises. Porto Alegre: EDIPUCRS. 1999, p. 167-186.

BARRERA, Sylvia Domingos; MALUF, Maria Regina. Consciência metalingüística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental. Psicologia: reflexão e crítica, v. 16, n. 3, p. 491-502, 2003. Disponível em: [https://www.scielo.br/pdf/prc/v16n3/v16n3a08.pdf] Acesso em: 22/07/2020.

BISOL, Leda. O sândi e a ressilabação. Letras de hoje, v. 31, n. 2, p. 159-168, 1996.

BISOL, Leda. Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. 3. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2001.

BRANDÃO, Maria Hellen. Uma abordagem fonológica da segmentação na escrita de alunos do ensino fundamental II. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

CALLOU, Dinah; SERRA, Carolina. Variação do rótico e estrutura prosódica. Revista do GELNE, v. 14, n. 1/2, p. 41-57, 2012. Disponível em: [https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9363] Acesso em: 30/06/2020.

CALLOU, Dinah; SERRA, Carolina; CUNHA, Cláudia. Mudança em curso no português brasileiro: o apagamento do R no dialeto nordestino. Revista da ABRALIN, v. 14, n. 1, 2015. Disponível em: [https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1238] Acesso em: 30/06/2020.

CHOMSKY, Noam. New Horizons in the Study of Language and Mind. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

_____. Knowledge of Language: Its nature, origin and use. New York: Praeger, 1986.

COSTA, Geisa Borges da. O apagamento do rótico em coda silábica na escrita de estudantes catuenses. 2021. 141f. Dissertação. (Mestrado em Letras e Linguística. Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

CURTAIN, Helena Anderson; DAHLBERG, Carol Ann. Languages and children, making the match: New languages for young learners. Allyn & Bacon, 2004.

DUTRA, Ester Nunes da Silva; PINTO, Marinazia Cordeiro. O apagamento dos róticos em coda silábica na escrita dos alunos do Ensino Fundamental. In: VI SINEFIL, 2014, UERJ. Revista Philologus, Anais do VI SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr. 2014, p. 537-547. Disponível em: [http://www.filologia.org.br/vi_sinefil/resumos/o_pagamento_dos_roticos_em_ESTER.pdf] Acesso em: 05/09/2021.

EHRI, Linnea C. Word consciousness in readers and prereaders. Journal of educational psychology, v. 67, n. 2, p. 204-212, 1975. Disponível em: Acesso em: [https://psycnet.apa.org/record/1975-29334-001] 26/01/2022.

FAYOL, Michel. Aquisição da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Artes Médicas, 1999.

FREITAS, Amanda Cristina de; LACERDA, Mariana Fagundes de Oliveira. O apagamento do /R/ em coda final de nomes e verbos infinitivos na escrita escolar de alunos do 8º ano. Revista Investigações, v. 34, n. 2, p. 1-26, 2021. Disponível em: [https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/251221] Acesso em: 22/12/2021.

GROLLA, Elaine; SILVA, Maria Cristina Figueiredo. Para conhecer: aquisição da linguagem. São Paulo: Contexto, 2014.

KAIL, Michèle. Aquisição de linguagem. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Interferências da oralidade na aquisição da escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 30, p.31-38, 1997. Disponível em: [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639269] Acesso em: 14/01/2022.

LORANDI, Aline; CRUZ, Carina Rebello; SCHERER, Ana Paula Rigatti. Aquisição da linguagem. Verba Volant, v. 2, n. 1, p. 144-66, 2011. Disponível em: [https://www.researchgate.net/publication/269036846_AQUISICAO_DA_LINGUAGEM] Acesso em: 21/07/2020.

MALUF, Maria Regina; BARRERA, Sylvia Domingos. Consciência fonológica e linguagem escrita em pré-escolares. Psicologia: Reflexão e crítica, v. 10, n. 1, p. 125-145, 1997. Disponível em: [https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79721997000100009&script=sci_arttext&tlng=pt] Acesso em: 23/07/2020.

MESSIAS, Eveline Souza. O apagamento do /R/ em formas verbais infinitas em textos escolares: uma proposta de intervenção. 2019. Dissertação. (Mestrado em Linguística) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.

NASCIMENTO, Silvana Santos Damasceno. A importância da consciência fonológica para o aprimoramento da escrita: práticas de (re) alfabetização e letramento. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.

PETERS, Ann M. The units of language acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

QUEIROZ, Michele; SOUSA, Francisca Genifer Andrade; PAULA, Genegleisson Queiroz. Educação e Pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1-9, agosto 2021. Disponível em: [https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6057] Acesso em: 12/04/2022.

REGO, Lúcia Lins Browne. Diferenças individuais na aprendizagem inicial da leitura: Papel desempenhado por fatores metalingüísticos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 11, p. 51-60, 1995. Disponível em: [https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17212] Acesso em: 30/07/2021.

REGO, Lúcia Lins Browne; BUARQUE, Lair Levi. Consciência sintática, consciência fonológica e aquisição de regras ortográficas. Psicologia: reflexão e crítica, v. 10, p. 199-217, 1997. Disponível em: [https://www.scielo.br/j/prc/a/QtYNd8sFbC8TRGzLMQWjktg/abstract/?lang=pt] Acesso em: 21/07/2020.

REIMERS, Fernando M. Chapter 1 Learning from a Pandemic. The Impact of COVID- 19 on Education Around the World. In: _____. Primary and secondary education during COVID-19: disruptions to educational opportunity during a pandemic. Switzerland: Springer Nature, 2022. p. 1-38.

SANTOS, Marivan de Souza; COSTA, Geisa Borges da. Apagamento de /R/ final: reflexo da fala na escrita de alunos de zona rural e urbana. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, p. 73-77, 2013. Disponível em: [http://www.filologia.org.br/xvii_cnlf/cnlf/12/05.pdf] Acesso em: 5/09/2021.

SANTOS, Raquel Santana. Adquirindo a fonologia de uma língua: produção, percepção e representação fonológica. ALFA: Revista de Linguística, v. 52, n. 2, p. 465-481, 2008.

SANTOS, Silvana de Fátima dos; DAL RI, Neusa Maria.. Impactos da pandemia de COVID-10 em um curso integrado ao Ensino Médio. Reflexão E Ação, v. 29, n. 3, p. 141-159. novembro, 2021. Disponível em: [https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16554] Acesso em: 16/06/2022.

SAÚDE, Sandra; RODRIGUES, Ana Isabel. Efeitos da situação pandêmica COVID19 nos processos de aprendizagem e de investigação social: Resultados preliminares de um estudo exploratório qualitativo com estudantes em formação pós-graduada numa Instituição de Ensino Superior portuguesa. New Trends in Qualitative Research, v. 9, p. 66-78, julho 2021. Disponível em: [http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.9.2021.66-78] Acesso em: 16/06/2022.

Téléchargements

Publiée

2024-06-04

Comment citer

DE FREITAS, A. C.; FELICIANO DE FARIA, P. P. A RELAÇÃO ENTRE A CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA E O APAGAMENTO DO /R/ FINAL DE PALAVRAS NA ESCRITA DE CRIANÇAS BAIANAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE (PÓS) PANDEMIA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 77, p. 261–289, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i77.56372. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/56372. Acesso em: 30 sept. 2025.