OLHAR PARA DENTRO: A ESCRITA PRETA PERIFÉRICA NA CIDADE DA BAHIA | LOOKING INSIDE: PERIPHERAL BLACK WRITING IN THE CITY OF BAHIA

Auteurs

  • Luciana Sacramento Moreno Gonçalves Universidade do Estado da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.9771/ell.v0i62.28446

Résumé

Estuda-se neste artigo a poesia de Hamilton Borges. Este antecede a cena atual dos saraus e slams, mas é sinalizado como precursor desta. Nossa análise centra-se na identificação e caracterização dessa poética, quanto as estratégias de escrita utilizadas pelo referido autor. Para isso, a metodologia será de caráter qualitativo, pautada na pesquisa bibliográfica e na análise literária. Utilizará como fundamentação teórica os estudos de Cuti (2010), sobre Literatura Negra e Reyes (2013) em torno da Literatura Periférica. Schollamer (2000) e Dalcastgnè (2012) lastreiam o debate sobre Literatura Brasileira Contemporânea. Os resultados obtidos insinuam para um retrato da cidade e das gentes soteropolitanas mais próximos dos fragmentos que compõem a vida das populações pretas e periféricas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Luciana Sacramento Moreno Gonçalves, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia e coordenadora do projeto Leituras Afirmativas da mesma Universidade. Atua principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura, formação de leitores. É lotada no Departamento de Educação - Campus XIII em regime de Dedicação Exclusiva e também integra o quadro de docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/Uneb).

Téléchargements

Publiée

2019-06-26

Comment citer

GONÇALVES, L. S. M. OLHAR PARA DENTRO: A ESCRITA PRETA PERIFÉRICA NA CIDADE DA BAHIA | LOOKING INSIDE: PERIPHERAL BLACK WRITING IN THE CITY OF BAHIA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 62, p. 76–87, 2019. DOI: 10.9771/ell.v0i62.28446. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/28446. Acesso em: 28 nov. 2025.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: “A REPRESENTAÇÃO E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS”