EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i68.39279Palabras clave:
Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, Diversidade linguística, Interculturalidade, Formação docente.Resumen
O artigo objetiva trazer reflexões acerca do ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa diante da diversidade linguístico-cultural nela existente. A partir das iniciais reflexões, serão apontados os pressupostos da Abordagem Intercultural (MENDES, 2004) na formação do professor, dada a sua importância no que diz respeito ao diálogo entre as diversas culturas existentes no processo de ensinar e aprender língua. A partir de revisão da literatura de referência da área, entende-se a necessidade de se deslocar o foco central do ensino de língua dos aspectos formais para os aspectos contextuais e culturais, validando a língua-cultura dos diversos alunos presentes em sala de aula e ampliando a competência comunicativa deles.
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Publicado
2020-05-28
Cómo citar
MOURA, W. O. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 68, p. 46–61, 2020. DOI: 10.9771/ell.v0i68.39279. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/39279. Acesso em: 29 sep. 2025.
Número
Sección
ARTIGOS / ARTICLES