LITERATURA NA ESCOLA:

ONDE A COMUNIDADE DE LEITORES SE FORMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i78.53335

Palavras-chave:

Leitura literária; Confraria Literária; Ensino de literatura; Socialização de leituras.

Resumo

O artigo resulta de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender em que medida as propostas de leitura literária realizadas no âmbito do Confraria Literária, projeto de extensão desenvolvido no Colégio de Aplicação da UFSC, possibilitaram aos seus partícipes um contato efetivo com a literatura resultando na formação de leitores literários. Para tanto, realizamos uma análise documental dos materiais disponíveis no acervo memorialístico do projeto (cartazes, fotografias e textos escritos). O recorte apresenta os resultados da análise documental, em diálogo com o aporte teórico que inclui Cosson (2021), Rouxel (2013), Rezende (2013) e Zilberman (2012). Como resultados destacamos que o Confraria Literária possibilitou um contato efetivo dos confrades com a literatura, contribuindo, sobretudo, para a formação de uma comunidade de leitores e para a ampliação do repertório de leitura desses.

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Publicado

2024-09-28

Como Citar

DAS NEVES MATEUS, J.; DOMINGUES, C. LITERATURA NA ESCOLA:: ONDE A COMUNIDADE DE LEITORES SE FORMA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 78, p. 306–331, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i78.53335. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/53335. Acesso em: 5 out. 2024.