PÓS-MÉTODO E CULTURA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ITALIANO/LE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i78.58996

Palavras-chave:

Pós-Método, Cultura, Ensino-aprendizagem, Italiano

Resumo

O presente artigo discorre sobre alguns questionamentos e algumas reflexões iniciais a respeito da cultura no ensino-aprendizagem de italiano como língua estrangeira pelo viés da Pedagogia Pós-Método, elaborada por Kumaravadivelu, que tem em seu cerne um compromisso didático, mas, também, – e por isso mesmo o seu diferencial – um compromisso político. De caráter bibliográfico e exploratório, a discussão buscou, ainda, verificar uma possível aplicabilidade da referida pedagogia a partir de uma atividade presente na seção cultural de uma unidade didática do manual Nuovissimo Progetto Italiano 1, da editora Edilingua. Os resultados parciais demonstraram que é possível aplicar o Pós-Método em sala de aula, desde que docentes e discentes façam uso de outros insumos, já que o vocabulário do manual se mostrou insuficiente para atingir este fim.

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Biografia do Autor

Wellington de Jesus Neves Rodrigues, Universidade de São Paulo

Doutorando em Letras - Língua, Literatura e Cultura Italianas (Bolsista CAPES) na Universidade de São Paulo. Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Mestre em Letras Neolatinas - Literatura Italiana (2022) e Licenciado em Letras - Português e Italiano (2021). 

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Publicado

2024-09-28

Como Citar

RODRIGUES, W. de J. N. PÓS-MÉTODO E CULTURA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ITALIANO/LE. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 78, p. 29–52, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i78.58996. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/58996. Acesso em: 5 out. 2024.