VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, AQUISIÇÃO/APRENDIZAGEM E ENSINO DO OBJETO ACUSATIVO ANAFÓRICO NA LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

  • Adriana Simões

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i78.59263

Palavras-chave:

Objeto acusativo anafórico, Variação linguística, Aquisição/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira, Ensino

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de nossas pesquisas sobre a variação linguística na língua espanhola no âmbito do objeto acusativo anafórico (Simões, 2015, 2022), apresentar os resultados de González (1994) e Simões (2010) sobre o processo de aquisição/aprendizagem dessa área da gramática por falantes brasileiros e tecer reflexões sobre o seu ensino. Tendo em vista as perspectivas teóricas gerativa (Chomsky, 1981, 1986) e sociolinguística (Labov, 2008; Weinreich, labov e herzog, 2009), realizamos um estudo das variedades de espanhol de Madri e Montevidéu sobre a expressão do objeto acusativo anafórico a partir da análise de entrevistas orais. Constatamos a possibilidade de objetos nulos menos restringidos nas variedades de espanhol de Madri e Montevidéu e comparamos as tendências encontradas com o português brasileiro. A melhor descrição dessas construções em variedades da língua espanhola, bem como os resultados sobre o processo de aquisição/aprendizagem do espanhol por falantes brasileiros, nos permitem pensar estratégias para promover uma reflexão sobre o ensino dessa área da gramática.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMPOS, Héctor. Complementos directos indefinidos en Romance. Revista de Lingüística Teórica y Aplicada, 24, p. 81-90, 1986a.

CAMPOS, Héctor. Indefinite object drop. Linguistic Inquiry, v. 17, n. 3, p. 354-359, 1986b.

CAMPOS, Héctor. Transitividad e intransitividad. In: BOSQUE, I.; DEMONTE, V. (org.). Gramática Descriptiva de la Lengua Española. Madrid: Espasa, 1999. p.1519-1574.

CARDINALETTI, Anna.; STARKE, Michael. The typology of structural deficiency: On three grammatical classes. Working Paper in Linguistics. University of Venice, v. 4, n. 2, p. 41-109, 1994.

CHOMSKY, Noam. Lectures on Governing and Binding. Dordrecht: Foris, 1981.

CHOMSKY, Noam. Knowledge of Language: its nature, origin and use. New York Praeger, 1986.

CYRINO, Sonia. Observações sobre a mudança diacrônica no português do Brasil: objeto nulo e clíticos. In: ROBERTS, I.; KATO, M. (orgs.). Português brasileiro. Uma viagem diacrônica. Campinas - SP: Editora da Unicamp, 1993. p. 163-184.

CYRINO, Sonia. O objeto nulo no português do Brasil: um estudo sintático diacrônico. 1994. Tese (Doutorado em Linguística), Unicamp, Campinas - SP.

DI TULLIO, Ángela. Manual de gramática del español. Buenos Aires: Edicial, 1997.

DUARTE, Maria Eugenia. Variação e sintaxe: clítico acusativo, pronome lexical e categoria vazia no português do Brasil. 1986. Dissertação de Mestrado - PUC-SP, São Paulo.

FANJUL, Adrián. Conhecendo assimetrias: a ocorrência de pronomes pessoais. In: FANJUL, A.; GONZÁLEZ, N. M. (orgs.). Espanhol e português brasileiro: estudos comparados. São Paulo, Parábola, 2014. p. 29-50.

FERNÁNDEZ SORIANO, Olga. El pronombre personal. Formas y distribuciones. Pronombres átonos y tónicos. In: BOSQUE, I.; DEMONTE, V. (org.). Gramática Descriptiva de la Lengua Española. Madrid: Espasa, 1999. p. 1209-1273.

GALVES, Charlotte. Ensaios sobre as gramáticas do português. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.

GONZÁLEZ, Neide. Cadê o pronome? O gato comeu. Os pronomes pessoais na aquisição/aprendizagem do espanhol por brasileiros adultos. 1994. Tese de doutorado - DL/FFLCH/USP, São Paulo, inédita.

GROPPI, Mirta. Estructuras con clíticos: revisión de terminología y datos del español. Signo y Seña, 20, p. 95-113, 2009.

KATO, Mary. Pronomes fortes e fracos na sintaxe do Português Brasileiro. Revista Portuguesa de Filologia, v. XX, p. 101-122, 2002.

KATO, Mary. Null objects ans VP ellipsis in European and Brazilian Portuguese. In: QUER, J. et alii (orgs.). Romance Languages and Linguistic Theory. Amsterdam: John Benjamins, 2003. p. 135-158.

KATO, Mary. A gramática do letrado: questões para a teoria gramatical. In: MARQUES, M. A., et alii (orgs). Ciências da Linguagem: trinta anos de investigação e ensino. Braga: CEHUM (Universidade do Minho), 2005. p. 131-145.

KATO, Mary; TARALLO, Fernando. Anything YOU can do in Brazilian Portuguese. In: JAEGGLI, O.; SILVA-CORVALÁN, C. (orgs.). Studies in Romance Linguistics. Dordrecht: Foris, 1986. p. 346-358.

LABOV, William. Padrões Sociolingüísticos. Trad. Marcos Bagno, Marta Pereira Scherre, Caroline R. Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

LACA, Brenda. Presencia y ausencia de determinante. In: BOSQUE, I.; DEMONTE, V. (orgs.). Gramática Descriptiva de la Lengua Española. Madrid: Espasa, 1999. p. 891-928.

LANDA, Alazne. Conditions on null objects in Basque Spanish and their relation to leísmo and clitic doubling. 1995. Tese (Doutorado em Linguística) - University of Southern California, Los Angeles.

LEONETTI, Manuel. El artículo. In: BOSQUE, I.; DEMONTE, V. (org.). Gramática Descriptiva de la Lengua Española. Madrid: Espasa, 1999. p. 787-890.

LICERAS, Juana. La adquisición de las lenguas segundas y la gramática universal. Madrid: Síntesis, 1996.

LICERAS, Juana. Monosyllabic place-holders in early child language and the L1/L2 ‘Fundamental Difference Hypothesis’. In: KEMPCHINSKY, P. et al. (orgs.). Theory, practice and acquisition. Papers from the 6th Hispanic Linguistics Symposium and the 5th Conference on the Acquisition of Spanish and Portuguese. Somerville, Mass.: Cascadilla Press, 2003. p. 258-283.

LIMA-HERNANDES, Maria Célia; VICENTE, Renata. A Língua Portuguesa falada em São Paulo: amostra da variedade culta do século XXI. São Paulo: Humanitas, 2012.

MAGALHÃES, Telma. O sistema pronominal sujeito e objeto na aquisição do Português Europeu e do Português Brasileiro. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística) IEL/Unicamp, São Paulo.

Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=491671

Acesso em: 20/02/2024.

NUNES, Jairo. Direção de cliticização, objeto nulo e pronome tônico na posição de objeto em português brasileiro. In: ROBERTS, I.; KATO, M. A. (orgs.). Português Brasileiro. Uma viagem Diacrônica. Campinas - SP: Editora da Unicamp, 1993. p. 207–222.

SIMÕES, Adriana. Clítico, objeto nulo ou pronome tônico? Quanto e como a variação/mudança no paradigma do preenchimento pronominal do objeto acusativo de 3ª pessoa no português brasileiro se reflete na aquisição/aprendizagem do espanhol pelos aprendizes brasileiros ao longo das gerações. Dissertação de Mestrado. DLM/FFLCH/USP, São Paulo, 2010.

Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-16112010-164450/pt-br.php Acesso em: 20/06/24.

SIMÕES, Adriana. O objeto pronominal acusativo de 3ª pessoa nas variedades de espanhol de Madri e Montevidéu comparado ao português brasileiro: clíticos como manifestação visível e objetos nulos como manifestação não visível da concordância de objeto. Tese de Doutorado. DLM/FFLCH/USP, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-09092015-175408/pt-br.php Acesso em: 20/06/24.

SIMÕES, Adriana. Uma proposta de análise para o objeto acusativo anafórico na variedade de espanhol de Madri e no português brasileiro de São Paulo. Revista de Estudos da Linguagem, v. 30, n. 4, p. 1547-1595, 2022. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/21464

Acesso em: 20/06/24.

SUÑER, Margarita; YÉPEZ, María. Null definite objects in Quiteño. Linguistic Inquiry, v. 14, p.561-565, 1988.

TARALLO, Fernando. Diagnosticando uma gramática brasileira: o português d’aquém e d’além mar ao final do século XIX. In: ROBERTS, I.; KATO, M. A. (orgs.). Português brasileiro: Uma viagem diacrônica. Campinas: Ed. da Unicamp, 1993. p. 69-105.

WEINREICH, Uriel.; LABOV, William.; HERZOG, Marvin. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança lingüística. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

Downloads

Publicado

2024-09-28

Como Citar

SIMÕES, A. . VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, AQUISIÇÃO/APRENDIZAGEM E ENSINO DO OBJETO ACUSATIVO ANAFÓRICO NA LÍNGUA ESPANHOLA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 78, p. 222–251, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i78.59263. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/59263. Acesso em: 5 out. 2024.