A dimensão experiencial da educação linguística ampliada em língua inglesa

Delineamentos conceituais

Autores

Palavras-chave:

Dimensão Experiencial, Educação Linguística Ampliada, Língua inglesa, Translinguagem

Resumo

A dimensão experiencial da educação linguística em língua inglesa reúne propostas teórico-metodológicas embasadas no translinguajar de sujeitos bi/multilíngues. Assim, neste texto, faço articulações com a translinguagem, com os estudos sobre repertório linguístico, com as opções decoloniais e com pesquisas sobre Inglês como Língua Franca (ILF) para a caracterização das bases epistemológicas dessa dimensão que busca reconceituar o ensino de línguas em lógicas outras. O objetivo, portanto, é delinear os fundamentos de um conceito que não só se pauta nas experiências de sujeitos cujas práticas de linguagem foram/são deslegitimadas por paradigmas modernos/monolíngues, como também se centra na compreensão de que agir por entre línguas e recursos diversos tem potencial disruptivo. Por fim, apresento o impacto dessa teorização numa educação linguística ampliada em língua inglesa preocupada não apenas com o saber, mas também com o ser e o sentir de maneira socialmente justa e afetivamente responsável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La Frontera: the new mestiza. San Francisco: Aunt Lute Books, 1987.

BLOMMAERT, Jan. The sociolinguistics of globalization. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

BLOMMAERT, Jan; BACKUS, Ad. Repertoires revisited: ‘Knowing language’ in superdiversity. Working Papers in Urban Language and Literacies, p. 1-26, 2011.

BLOMMAERT, Jan; BACKUS, Ad. Superdiverse repertoires and the individual. In: SAINT-GEORGES, Ingrid; WEBER, Jean-Jacques. (Org.). Multilingualism and multimodality. Rotterdam: Sense Publishers, 2013, p. 11-32.

CADILHE, Alexandre José. Masculinidades em performances. In: LANDULFO, Cristiane; MATOS, Doris. (Org.). Suleando conceitos em linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022, p. 239-244.

CANAGARAJAH, Suresh. Lingua Franca English, multilingual communities, and language acquisition. The Modern Language Journal, v. 91, n. 1, 2007, p. 923-939.

CANAGARAJAH, Suresh. Translingual practice: global Englishes and cosmopolitan relations. New York: Routledge, 2013.

CANAGARAJAH, Suresh. (Org.). The Routledge handbook of migration and language. New York: Routledge, 2017.

CAVALCANTI, Marilda do Couto. Educação linguística na formação de professores de línguas: intercompreensão e práticas translíngues. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo. (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013, p. 211-226.

CREESE, Angela; BLACKLEDGE, Adrian. Translanguaging in the bilingual classroom: a pedagogy for learning and teaching? The Modern Language Journal, v. 94, n. 1, p. 103-115, 2010.

CRYSTAL, David. English as a global language. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2003.

DEWEY, John. Vida e educação. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos: [Rio de Janeiro]: Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.

DUBOC, Ana Paula. Frankly speaking: reading the concept of “English as a lingua franca” within the national common core curriculum in the light of Bakhtinian thought. Revista da Anpoll, v. 48, n. 1, p. 10-22, 2019.

DUBOC, Ana Paula; SIQUEIRA, Sávio. ELF feito no Brasil: expanding theoretical notions, reframing educational policies. Status Quaestionis, v. 2, n. 19, 2020, p. 231-258.

ESPÍRITO SANTO, Diogo Oliveira do. A translinguagem entre o fixo e o fluido das performances identitárias no Facebook. Salvador. 398f. Tese (Doutorado em Língua e Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.

ESPIRITO SANTO, Diogo Oliveira do. Letramento Crítico-Afetivo e a possibilidade de existir na (trans)linguagem: ações e emoções voltadas à justiça social em aulas de línguas. Entretextos, Londrina, v. 25, n. 1, p. 339–362, 2025.

FERRAZ, Daniel de Melo. Educação linguística e transdisciplinaridade. In: PESSOA, Rosane Rocha; SILVESTRE, Viviane Pire Viana; MONTE MÓR, Walkyria. (Org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018, p. 103-117.

FERRAZ, Daniel de Melo. (Pós) modernidade, (Pós) estruturalismo e educação linguística: construindo sentidos, ensejando transformações In: ANDRADE, Maria Eugênia Sebba Ferreira; HOELZLE, Maria José Lacerda Rodrigues; CRUVINEL, Roberta Carvalho. (Org.). (Trans)formação de professoras/es de línguas: demandas e tendências da pós-modernidade. Campinas: Pontes Editores, 2019, p. 17-40.

GARCÍA, Ofelia. Bilingual education in the 21st century: a global perspective. Oxford: Wiley-Blackwell, 2009.

GARCÍA, Ofelia. Foreword: co-labor and re-peformances. In: MOORE, Emilee; BRADLEY, Jessica; SIMPSON, James. (Org.). Translanguaging as transformation: the collaborative construction of new linguistic realities. Bristol: Multilingual Matters, 2020, p. 1-6.

GARCÍA, Ofelia; LEIVA, Camila. Theorizing and enacting translanguaging for social justice. In: BLACKLEDGE, Adrian; CREESE, Angela. (Org.). Heteroglossia as practice and pedagogy. Dordrecht: Springer, 2014, p. 199-216.

GARCÍA, Ofelia; LI, Wey. Translanguaging: language, bilingualism, and education. New York: Palgrave MacMillan, 2014.

GARCÍA, Ofelia; ALVIS, Jorge. The decoloniality of language and translanguaging: Latinx knowledge production. Journal of Postcolonial Linguistics, v. 1, p. 26-40, 2019.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 80, p. 115-147, 2008.

GUMPERZ, John; HYMES, Dell. (Org.). Code switching in Sociocultural Linguistics. Directions in Sociolinguistics: The Ethnography of Communication. New York: Holt, Rinehart, and Winston, 1972.

HOLLINGER, David. Postethnic America. New York: Basic Books, 1995.

JENKINS, Jennifer. Repositioning English and multilingualism in English as a Lingua Franca. Englishes in Practice, v. 2, n. 3, p. 49-85, 2015.

JENKINS, Jennifer. Not English but English-within-multilingualism. In: COFFEY, Simon; WINGATE, Ursula. (Org.). New Directions for research in foreign language education. Routledge, 2018, p. 1-13.

JORDÃO, Clarissa. A case for ELF feito no Brasil. ELT Journal, v. 77, n. 19, p. 1-9, 2023.

KAWACHI, Guilherme Jotto; ROCHA, Cláudia Hilsdorf; MACIEL, Ruberval Franco. Letramento Crítico e Afeto na Educação Linguística Contemporânea: Reflexões Sobre Propostas Educativas na Universidade. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 25, n. 2, p. 36-52, 2022.

KOLB, David. Experiential learning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice Hall, 1984.

KUMARAVADIVELU, Balasubramanian. The decolonial option in English teaching: can the subaltern act? Tesol Quarterly, v. 50, n, 1, p. 66-85, 2016.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, jul./dez, p. 4-27, 2011.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, abril, p. 20-28, 2002.

LUCENA, Maria Inêz Probst; HALL, Silvia Cristina. Barros de Souza. Protagonismo local e crítico no translinguajar de quatro moradoras de Alter do Chão. Letras & Letras, v. 35, n. especial, p. 344-360, 2019.

MEGALE, Antonieta Heyden; LIBERALI, Fernanda Coelho. As implicações do conceito de patrimônio vivencial como uma alternativa para a educação multilíngue. Revista X, v. 15, n. 1, p. 55-74, 2020.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-instituto Pensar, Universidad Central-iESCO, Siglo del hombre, 2007. p. 127-168.

MENDES, Edleise. Educação linguística intercultural. In: LANDULFO, Cristiane; MATOS, Doris. (Org.). Suleando conceitos em linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022, p. 123-134.

MICCOLI, Laura Stella; VIANINI, Carolina. Análise experiencial: um marco de referência para pesquisar o ensino em sala de aula. In: SILVA, Kléber Aparecido da; MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana; PEREIRA FILHO, Cesário Alvim. (Org.). A formação de professores de línguas: políticas, projetos e parcerias. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015, p. 153-169.

MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

MIGNOLO, Walter. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF, n. 34, p. 287-324, 2008.

MIGNOLO, Walter. Delinking: the rethoric of modernity, the logic of coloniality and the grammar of de-coloniality. In: MIGNOLO, Walter; ESCOBAR, Arturo. (Org.). Globalization and the decolonial option. New York, NY: Routledge, 2010, p. 303-368.

MIZAN, Souzana; FERRAZ, Daniel de Melo. Quem tem medo da fluidez na linguagem? Podem es trans-subalternes falar? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 23, n. 1, p. 1-20, 2023.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (Org.). Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

MORGAN, Brian; ROCHA, Cláudia Hilsdorf; MACIEL, Ruberval Franco. Literacies in time of crisis: a trioethnography on affective and trangressive practices. Rev. Bras. Linguíst. Apl., v. 21, n. 2, p. 333-369, 2021.

NEVES, Maralice de Souza; AIRES, Ângela Carolina Coelho Renovato. Práticas de translinguagem e hibridação nos modos de fazer de uma professora de língua inglesa em uma escola indígena Pataxó. Revista Leia Escola, v. 24, n. 2, p. 140-157, 2024.

NOBOA, Patricio. La matriz colonial, los movimientos sociales y los silencios de la modernidad. In: WALSH, Catherine. (Org.). Pensamiento crítico y matriz (de)colonial. Quito: Abya-Yala, 2005. p. 71-109.

PENNYCOOK, Alastair. Language as a local practice. Oxford: Routledge, 2010.

PENNYCOOK, Alastair; OTSUJI, Emi. Metrolingualism: language in the city. Oxon, UK: Routledge, 2015.

QUIJANO, Aníbal. Coloniality of power, eurocentrism and Latin America. Nepantla, v. 1, n. 3, p. 533–580, 2000.

ROCHA, Cláudia Hilsdorf. Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue. D.E.L.T.A., v. 35, n. 4, 1-39, 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Beyond abyssal thinking: from global lines to ecologies of knowledges. Review (Fernand Braudel Center), v. 30, n. 1, p. 45-89, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2011.

SÁNCHEZ, Maite; GARCÍA, Ofelia. (Org.). Transformative translanguaging spacios: Latinx students and their teachers rompiendo fronteras sin miedo. Bristol: Multilingual Matters, 2022.

SILVA, Marlos Gabriel de Castro; ESPÍRITO SANTO, Diogo Oliveira do. Narrativas sobre o ensino monolíngue de inglês: o que podemos aprender com uma abertura à translinguagem? Pesquisas em Discurso Pedagógico, n.32, ago. 2023.

SIQUEIRA, Sávio. É possível descolonizar o conteúdo dos materiais didáticos de língua inglesa? ação na reflexão. Paraguaçu: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 2, n. 1, p. 83-110, 2025.

SEIDLHOFER, Barbara. Understanding ELF. Oxford: Oxford University Press, 2011.

SILVA; AUTOR, 2023.

VERONELLI, Gabriela. Sobre a colonialidade da linguagem. Tradução de Silvana Daitch. Revista X, v. 16, n. 1, p. 80-100, 2021 [2015].

VERTOVEC, Steven. Super-Diversity and its implications. Ethnic and Racial Studies, v. 29, n. 6, p. 1024-1054, 2007.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, estado, sociedad: luchas (de)coloniales de nuestra época. Universidad Andina Simón Bolivar, Ediciones Abya-Yala: Quito, 2009.

WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialidade do poder: um pensamento e posicionamento "outro" a partir da diferença colonial. Revista da Faculdade de Direito de Pelotas, v. 5, n. 1, p. 6-39, 2019.

Downloads

Publicado

2025-09-03

Como Citar

OLIVEIRA DO ESPÍRITO SANTO, D. A dimensão experiencial da educação linguística ampliada em língua inglesa: Delineamentos conceituais. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 79, p. 227–254, 2025. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/69749. Acesso em: 28 set. 2025.