COLONIALIDADE DO SABER E PESQUISA SITUADA: UM DIÁLOGO METODOLÓGICO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA FEMINISTA-INTERSECCIONAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.13.1%20e%202.62902

Keywords:

Metodologia, Pesquisa situada, Interseccionalidade, Colonialidade, Feminismo

Abstract

O presente artigo surge como uma possibilidade de diálogo entre o conceito de colonialidade do saber e a proposta metodológica de pesquisa situada. Para isso, trazemos para o horizonte de reflexão uma experiência de pesquisa localizada no grupo Agora é que são elas: a pandemia de COVID-19 contada por mulheres, além de pressupostos teóricos trabalhados por autores e autoras como Haraway, Quijano, Favero, Collins e Grosfoguel. Procuramos apontar, por meio de um diálogo reflexivo, para a indissociabilidade do sujeito que pesquisa de sua produção, bem como algumas pistas para a realização da pesquisa na perspectiva situada. Além disso, ressaltamos a importância de trazer para a discussão acadêmica o tensionamento dos pressupostos universais de imparcialidade e neutralidade, os quais compõem grande parte das pesquisas hegemônicas em psicologia.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sthefany Lacerda da Silva, Universidade federal do Rio Grande do Sul

 Mestranda em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS). Psicóloga (UFPel). Atua como Psicóloga Clínica.

Camila Peixoto Farias, Universidade Federal de Pelotas

Professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas. Mestre e Doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ).

References

ANZALDÚA, Gloria. Falando em línguas: Uma carta para mulheres escritoras do terceiro mundo.Revistas de estudos feministas. V. 8, n. 1, 2000.

BARTRA, Eli. Acerca de la investigación y la metodología feminista. In: GRAF, Norma Blazquez; PALACIOS, Fátima Flores; Maribel Ríos, EVERARDO. (coord.). Investigación feminista: epistemología, metodología y representaciones sociales. México: UNAM, Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades: Centro Regional de Investigaciones Multidisciplinarias Facultad de Psicología, 2012.

COLLINS, Patricia Hill. Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo, v.5, n.1, 2017. Disponível em: http://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/559/506 .

FAVERO, Sofia. Pesquisando a dor do outro: os efeitos políticos de uma escrita situada. Pesqui. prát. psicossociais, São João del-Rei , v. 15, n. 3, p. 1-16, set. 2020.

GRAF, Norma Blazquez. Epistemología Feminista: Temas Centrales In: GRAF, Norma Blazquez; PALACIOS, Fátima Flores; Maribel Ríos, EVERARDO. (coord.). Investigación feminista: epistemología, metodología y representaciones sociales. México: UNAM, Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades: Centro Regional de Investigaciones Multidisciplinarias Facultad de Psicología, 2012.

GROSFOGUEL, Ramón. Dilemas dos estudos étnicos norte-americanos: multiculturalismo identitário, colonização disciplinar e epistemologias decoloniais. Ciencia e cultura. São Paulo. V. 59, Nº.2, 2007.

GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Sociedade e Estado [online]. 2016, v. 31, n. 1, pp. 25-49. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/xpNFtGdzw4F3dpF6yZVVGgt/abstract/?lang=pt

HARAWAY, D. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, n. 5, p. 7-41, 2009.

HOOKS, B. Teoria feminista: da margem ao centro. São Paulo: Perspectiva, 2019.

MACEDO, Gabriele Damasceno et al. Meio rural sob a perspectiva de gênero: Narrativas de mulheres no período da pandemia de covid-19. SEMANA INTEGRADA DE INOVAÇÃO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2022, Pelotas. Anais do Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2022.

MIGNOLO, Walter. El pensamiento decolonial: despredimiento y apertura. In: CASTRO-GÓMES, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre editores; Universidade Central; Instituto de Estudios Socialies Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana; Instituto Pensar, p. 25-47, 2007.

OCAÑA, Alexander Ortiz; LÓPEZ, María Isabel Arias; CONEDO, Zaira Esther Pedrozo. Decolonialidad de la educación: emergencia urgencia de una pedagogía decolonial. 1a. ed. – Santa Marta : Universidad del Magdalena, 2018.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e Ciências Sociais. Perspectivas Latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 227-278.

SCOTT, Joan W. O enigma da igualdade. Revista Estudos Feministas, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 11, 2005. DOI: 10.1590/S0104-026X2005000100002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-026X2005000100002. Acesso em: 31 maio. 2024.

SILVA, F. P. da; BALTAR, P.; LOURENÇO, B. Colonialidade do Saber, Dependência Epistêmica e os Limites do Conceito de Democracia na América Latina. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, [S. l.], v. 12, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/15980. Acesso em: 12 de dez. 2023.

SOARES, Helen Carvalho Gomes. et al. Metodologias de pesquisa: Uma reflexão a partir da pesquisa Agora é que são elas. In: SEMANA INTEGRADA DE INOVAÇÃO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 8, 2021, Pelotas. Anais do Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2021. [online]. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/pandemiadecovid19contadapormulheres/files/2024/04/resumo-metodologia-cic.pdf Acesso em: 12 fe. 2024.

WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo II. Quito: Abya-Yala. 2017.

Published

2025-08-13

How to Cite

SOARES VILLAR, R.; LACERDA DA SILVA, S. .; PEIXOTO FARIAS, C. COLONIALIDADE DO SABER E PESQUISA SITUADA: UM DIÁLOGO METODOLÓGICO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA FEMINISTA-INTERSECCIONAL. Revista Feminismos, [S. l.], v. 13, 2025. DOI: 10.9771/rf.13.1 e 2.62902. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/62902. Acesso em: 28 nov. 2025.

Issue

Section

DOSSIÊ; Gênero e feminismos em comunidades tradicionais e racializadas