A SAÚDE DA MULHER E OS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS CAMINHAM POR CONTA DA LUTA DO MOVIMENTO DE MULHERES

Autores

  • Hevelyn Rosa Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-2778-1690
  • Maria José de Oliveira Araújo Grupo de Trabalho Contra o Feminicídio na Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.13.1%20e%202.66126

Palavras-chave:

movimentos sociais, feminismo, saúde da mulher, políticas públicas, direitos reprodutivos

Resumo

Na marca de vinte anos do lançamento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), Maria José de Oliveira Araújo, uma das protagonistas da elaboração desta Política, concede uma entrevista que aborda os bastidores da luta por direitos das mulheres no âmbito governamental. Militante feminista, médica, gestora pública e psicanalista, Maria José oferece um relato vivo, reflexivo e atual acerca de uma trajetória construída no imbricamento entre movimentos sociais, direitos e políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hevelyn Rosa, Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo

Psicóloga, sanitarista, doutora em Saúde Pública e militante pelos direitos sexuais e reprodutivos. Em sua trajetória tem experiência de atuação profissional no Sistema Único de Saúde, docência e desenvolvimento e coordenação de pesquisas. Integra o Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis – Cepedoc.

Maria José de Oliveira Araújo, Grupo de Trabalho Contra o Feminicídio na Bahia

Médica com especialização em pediatria, gestora pública e psicanalista. É uma reconhecida militante feminista no contexto nacional e internacional, com uma extensa e admirável trajetória marcada pela luta em defesa dos direitos das mulheres. Integra o conselho consultivo da Red de Salud de las Mujeres Latino-americanas y del Caribe e também a Associação Científica Campo Psicanalítico de Salvador.

Referências

[não há]

Downloads

Publicado

2025-08-13

Como Citar

ROSA, H.; DE OLIVEIRA ARAÚJO, M. J. A SAÚDE DA MULHER E OS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS CAMINHAM POR CONTA DA LUTA DO MOVIMENTO DE MULHERES. Revista Feminismos, [S. l.], v. 13, n. 1 e 2, 2025. DOI: 10.9771/rf.13.1 e 2.66126. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/66126. Acesso em: 27 set. 2025.