SER E NÃO SER: Shakespeare em Succession

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.50.2023.53473

Palavras-chave:

Dramaturgia, Ficção seriada televisiva, Shakespeare, Succession, Convergência midiática

Resumo

Este artigo explora novas maneiras de representar a ficção dramática, com foco nas narrativas de longo prazo de ficções seriadas televisivas. A proposta é mostrar que as transformações trazidas por novas mídias, especialmente pela internet, não aniquilam as anteriores nem são incompatíveis com a qualidade do texto dramático. À luz de estudos sobre dramaturgia e noções de convergência midiática, no sentido indicado por Henri Jenkins, este trabalho será ilustrado pela série televisiva Succession, relacionada em diversas críticas e estudos acadêmicos às tragédias de Shakespeare.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

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Biografia do Autor

Livia Sampaio, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA), tendo a orientação da Professora Dra. Cleise Mendes.      

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

Sampaio, L. (2023). SER E NÃO SER: Shakespeare em Succession. Cadernos Do GIPE-CIT, (50), 26–41. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.50.2023.53473