A formação continuada de professores de música no contexto da educação nacional

Autores

  • Luis Ricardo Silva Queiroz Universidade Federal da Paraíba
  • Vanildo Mousinho Marinho Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v11i2.34325

Palavras-chave:

Formação continuada, professores de música, educação básica

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca das perspectivas para a formação continuada de professores da educação básica no atual cenário político-educacional do país, dimensionando essa realidade para a área de educação musical. O trabalho abrange ainda resultados obtidos a partir da realização de um projeto de formação continuada para professores de música, que contemplou, especificamente, profissionais atuantes no ensino fundamental da rede municipal de João Pessoa-PB. As discussões e análises apresentadas neste artigo têm como base pesquisa bibliográfica e documental que abrangeu publicações e registros diversos relacionadas à formação continuada no Brasil, bem como dados empíricos coletados, junto aos professores participantes do Projeto, a partir de entrevistas, gravações de áudio e de vídeo e fotografias. O estudo pôde evidenciar as concepções e práticas dos professores de música atuantes em João Pessoa, destacando a importância da formação continuada para o fortalecimento das ações docentes no contexto da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Ricardo Silva Queiroz, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Etnomusicologia pela universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (Rio de Janeiro). Profesor Adjunto do Departamento de Educação Musical e do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba.

Vanildo Mousinho Marinho, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialista em Pesquisa Educacional pela UFPB e Graduado em Percussão pela UFPB e em Composição pela UFBA. Professor Assistente do Departamento de Educação Musical da UFPB, é Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Artística desta Universidade, desde 2007. Foi professor da Escola de Música Anthenor Navarro, em João Pessoa-PB, de 1980 a 1990. Como timpanista e percussionista, integrou as Orquestras Sinfônicas da Paraíba e da Bahia, os Grupos de Percussão do Nordeste, da UFPB e da UFBA, e o Grupo de Música Nova da Bahia. Autor de artigos nas áreas de Educação Musical, Etnomusicologia, Educação Artística e Ciência da Informação, publicados em coletâneas, revistas especializadas e anais de congressos.

Publicado

2011-08-10

Edição

Seção

Artigos