Construindo PONTES significativas no ensino de música
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v8i2.34310Keywords:
Educação musical, pontes de articulação, formação de professores, prática de ensinoAbstract
Este artigo descreve exemplos de ações docentes em aulas de música em diversos contextos, onde são apontadas algumas articulações pedagógicas elaboradas espontaneamente ou planejadas pelos professores, interpretadas à luz da concepção de orientação para a prática docente, PONTES (OLIVEIRA, 2001). Diante de observações sistemáticas em diversos contextos (OLIVEIRA; CANDUSSO e MENDES, 2006), pode-se constatar que esta orientação pedagógica pode ser adequada para orientar professores de música que atuam em contextos onde predominam acentuadas diferenças individuais de desenvolvimento e interesses, grupos multiculturais, equipes interdisciplinares. No artigo são mencionados exemplos de pontes em situações de ensino e de aprendizagem musical com a) musicalização infantil (0 a 4 anos), b) ensino especializado de música para crianças em cursos de extensão universitária, c) a formação de capoeiristas, d) formação de congadeiros, e) aprendizagem da viola machete, f) estagiária que ensina a alunos de escola pública da quinta série fundamental, g) estagiário em turma de Teoria I na universidade e h) com professores experientes de flauta transversal no ensino superior, graduação e pós-graduação. ========================================= Abstract This article describes examples of teacher actions in music classes in several contexts (formal and informal), pointing some spontaneous or planned pedagogical articulations, which are interpreted under PONTES approach (OLIVEIRA, 2001). Observing systematically examples in community music contexts (OLIVEIRA; CANDUSSO e MENDES, 2006), one may consider this approach adequate for teacher training courses who will work with groups of highly diverse populations (development, interests, multicultural groups, interdisciplinary teams). In this article are mentioned examples of bridges developed in a) music initiation classes for babies; b) music teaching for fundamental level children in university extension programs; c) community educational programs of capoeira, d) community educational programs of congado, e) viola de machete learning process, f) teacher education program in public school (fifth level); g) teacher education program in Music Theory I, superior level course; h) flute pedagogical processes of experienced university professor.Downloads
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Published
2007-12-12
Issue
Section
Articles