O Palimpsesto de Aristarco: considerações sobre plágio, originalidade e informação na musicologia histórica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v2i0.34197Palabras clave:
Músicologia históricaResumen
A comunidade envolvida com a musicologia histórica brasileira sofreu no ano de 1997 o impacto de uma carta acusatória, que passou pelas mãos de muitos pesquisadores, criando um clima geral de constrangimento e, digamos assim, muita adrenalina. Tratava-se de uma carta escrita por Régis Duprat, inicialmente endereçada � Sociedade Brasileira de Musicologia, mas distribuída para diversas personalidades da área e mesmo a algumas instituições, na qual este acusava de plágio Paulo Castagna, musicólogo da nova geração1 . Espantosa, nessa carta, além da acusação em si2 , foi a agressividade com que seu autor se manifestou - usando, por exemplo, palavras como moleque para referir-se ao acusado. Além de tais agressões verbais, o autor da carta afirmou que tomaria as medidas jurídicas cabíveis, isto é, processar o acusado.Descargas
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Publicado
2006-05-27
Número
Sección
Artículos