Artifícios pós-tonais na estrutura harmônica do Mikrokosmos 152 de Béla Bartók
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v2i0.34198Palabras clave:
MúsicaResumen
Poderíamos tentar analisar o Mikrokosmos 1521 de Béla Bartók, através de um método de análise harmônica específica para o sistema tonal; desta forma, tentando investigar funções harmônicas e estabelecendo relações entre as mesmas, com o objetivo de encontrar um centro ou pequenas centralizações tonais. Mas poderíamos também tentar desenvolver uma análise harmônica da obra, afastando as possibilidades de qualquer procedimento familiar a um contexto tonal tradicional, apenas destacando evidências relativas � música pós-tonal. Na primeira opção, enfrentaríamos uma série de obstáculos em relação aos procedimentos harmônicos pós-tonais utilizados nesta obra, e que dificilmente poderiam ser analisados como estruturas reconhecíveis através de um método tradicional. Na segunda, deixaríamos de lado as características tonais tão fundamentais na obra, e que sem elas fica praticamente impossível entender a estrutura harmônica estabelecida por Bartók. Portanto acreditamos que a união dessas duas vertentes, ou seja, a investigação dessas relações tonais e desses procedimentos pós-tonais aqui utilizados, constituemse numa parceria fundamental para uma análise da estrutura harmônica desta obra.Descargas
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Publicado
2006-05-27
Número
Sección
Artículos