Pedagogia da percepção musical baseada em dois norteamentos filosóficos
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v11i1.34355Palabras clave:
mecanicismo. complexidade. corpo.Resumen
Este artigo esclarece duas práticas educativo-musicais em conexão com norteamentos teórico-filosóficos. A visão de mundo mecanicista fragmenta o conhecimento em disciplinas e dificulta uma percepção integralizante da linguagem musical. A visão complexa remete a uma reintegração das disciplinas em música e em benefício da percepção. O corpo como locus da possibilidade de expressão é negado ou afirmado a depender do direcionamento teórico que fundamenta a pedagogia musical. Partindo dos estudos da complexidade, o conceito de percepção musical anteriormente ligado a apreciação passiva objetiva é redirecionado à perspectiva de interação intersubjetiva com abertura para um diálogo transdisciplinar, que reúne discussões anteriormente separadas por disciplinas como história da música, harmonia, contraponto, estética, composição, música brasileira e performance. A abordagem mecanicista conduz as aulas de percepção aos ditados musicais de discriminação sonora. A complexa, à apreciação de relações de significado linguístico-musicais que só adquirem sentido na interação com o discurso musical mediante a expressão.Descargas
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Publicado
2010-09-15
Número
Sección
Artículos