O que pensa e o que sente o compositor quando compõe?

Autores

  • Ricardo Mazzini Bordini UFBA
  • Matheus Santana Dantas Escola de Música - Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v8i1.34312

Palavras-chave:

processos compositivos, cognição e criatividade, pesquisa experimental em composição

Resumo

Esse trabalho objetiva compreender melhor os processos cognitivos envolvidos no ato compositivo abrangendo tanto o aspecto do pensar quanto do sentir. Apresenta e comenta uma pesquisa experimental envolvendo cinco sujeitos com diferentes graus de experiência em composição. Discute dados preliminares resultantes da pesquisa os quais serão futuramente ampliados e melhor estudados como parte do projeto: Processos cognitivos em composição e percepção, vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Performance Musical e Psicologia (NUPSIMUS).

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Biografia do Autor

Ricardo Mazzini Bordini, UFBA

Natural de Garibaldi (RS). Graduou-se em Composição (1985) e Regência (1987) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Transferiu-se para Salvador em 1990 para cursar o Mestrado em Música (Composição) da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, onde teve sua Dissertação de Mestrado aprovada com distinção sob a orientação do Dr. Jamary Oliveira. Foi aprovado em Concurso Público para Professor Assistente da Escola de Música da UFBa em 1994. Foi Chefe do Departamento de Composição, Literatura e Estruturação Musical da Escola de Música da UFBa de 1995 a 1997. Em 2003 concluiu o Doutorado ainda sob orientação do Prof. Jamary Oliveira. Foi Coordenador do Colegiado dos Cursos de Composição e Regência da Escola de Música da UFBa (dois exercícios) de 2001 a 2005. Atualmente é Professor Adjunto, Coordenador do Laboratório de Materiais Didáticos e Hipermídia em Música e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Música da UFBa.

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