IRMÃOS KARAMÁZOV E O ENSINO MÉDICO
QUAL O PONTO DE ENCONTRO?
Resumo
Estudos trazem a importância da inclusão das artes, especialmente da literatura no currículo médico, a fim de aprofundar competências atitudinais tais como a empatia, a compaixão, a escuta do outro e o autocuidado. Pensar o ser médico, nessa reflexão que proponho equivale a estar no mundo, afetado por tudo o que nos é apresentado no caminho, reconhecer o desconforto que sentimos ao presenciar a dor do outro (e a nossa), e, a partir daí, agir na justa medida, para além do exercício da técnica biomédica. Trata-se de um estudo qualitativo, tendo como base uma análise das personagens do livro Os Irmãos Karamazov, de Fiódor Dostoievski, e do perfil esperado do egresso dos cursos de medicina, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), de 2014. Para este estudo, escolhi três situações da narrativa que nos permitem abordar os temas de formação humanista: escuta atenta, o acolhimento, a empatia, a reflexão sobre o papel estendido do médico e o conceito de cuidado.
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