METAMORFOSES DO MELODRAMA NO PERIODISMO BRASILEIRO DA DÉCADA DE 1930
Palavras-chave:
Melodrama, Periodismo brasileiro, Cinema, Teatro, Século XX, Brazilian journalism; Cinema; Theater; 20th centuryResumo
Nascido da busca por mecanismos capazes de restabelecer a ordem no contexto da Revolução Francesa e da ascensão da burguesia, o melodrama extrapola a condição de gênero textual e corresponde a um modo de imaginação cultural atrelado à construção das identidades nacionais modernas. O gênero sobrevive e excede o contexto francês e o século XIX, fazendo-se presente no Brasil desde aquele período, sendo discutido em revistas e jornais ao passo que transformou-se em outros objetos culturais. Este artigo avalia os usos do termo “melodrama”, os problemas e as valorações a ele associadas entre os anos de 1930 a 1939 em periódicos brasileiros disponibilizados pela Fundação Biblioteca Nacional na Hemeroteca Digital. A metodologia adotada foi a construção de um corpus a partir da catalogação de resenhas, artigos de opinião, fragmentos de folhetins, anúncios e notícias presentes em periódicos brasileiros que continham o termo “melodrama”. Em conjunto com as catalogações foram estudadas teorizações de Martín-Barbero, Thomasseau e Brooks. Como resultado, é possível compreender as diversas valorações associadas ao termo melodrama, estabelecer padrões presentes nos dados catalogados, estabelecer intersecções entre o melodrama e questões raciais e de gênero, além de visualizar mudanças no cenário artístico que culminaram em diferentes recepções da imprensa brasileira perante as metamorfoses do melodrama. Ademais, é possível verificar como os ideais moralizantes difundidos por esse fazer artístico impactam a sociedade, de que maneira o melodrama compõe produções das mais variadas vertentes e como o melodramático influenciou na construção de nosso imaginário moderno.
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