METAMORFOSES DO MELODRAMA NO PERIODISMO BRASILEIRO DA DÉCADA DE 1930

Autores

  • Camila Soares Borges Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0009-0003-9881-671X
  • George Luiz França Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Melodrama, Periodismo brasileiro, Cinema, Teatro, Século XX, Brazilian journalism; Cinema; Theater; 20th century

Resumo

Nascido da busca por mecanismos capazes de restabelecer a ordem no contexto da Revolução Francesa e da ascensão da burguesia, o melodrama extrapola a condição de gênero textual e corresponde a um modo de imaginação cultural atrelado à construção das identidades nacionais modernas. O gênero sobrevive e excede o contexto francês e o século XIX, fazendo-se presente no Brasil desde aquele período, sendo discutido em revistas e jornais ao passo que transformou-se em outros objetos culturais. Este artigo avalia os usos do termo “melodrama”, os problemas e as valorações a ele associadas entre os anos de 1930 a 1939 em periódicos brasileiros disponibilizados pela Fundação Biblioteca Nacional na Hemeroteca Digital. A metodologia adotada foi a construção de um corpus a partir da catalogação de resenhas, artigos de opinião, fragmentos de folhetins, anúncios e notícias presentes em periódicos brasileiros que continham o termo “melodrama”. Em conjunto com as catalogações foram estudadas teorizações de Martín-Barbero, Thomasseau e Brooks. Como resultado, é possível compreender as diversas valorações associadas ao termo melodrama, estabelecer padrões presentes nos dados catalogados, estabelecer intersecções entre o melodrama e questões raciais e de gênero, além de visualizar mudanças no cenário artístico que culminaram em diferentes recepções da imprensa brasileira perante as metamorfoses do melodrama. Ademais, é possível verificar como os ideais moralizantes difundidos por esse fazer artístico impactam a sociedade, de que maneira o melodrama compõe produções das mais variadas vertentes e como o melodramático influenciou na construção de nosso imaginário moderno.

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Biografia do Autor

Camila Soares Borges, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante da quarta fase de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

George Luiz França, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Colégio de Aplicação da UFSC. Doutor em Literatura pela mesma universidade. Coordena o projeto "Modernidade e melodrama em jornais e revistas brasileiros da metade do século XX.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Soares Borges, C., & França, G. L. (2025). METAMORFOSES DO MELODRAMA NO PERIODISMO BRASILEIRO DA DÉCADA DE 1930. Inventário, (35), 110–135. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62878

Edição

Seção

Artigos