A PARÓDIA DIVINA

O DEUS PARODIADO EM "CAIM", DE JOSÉ SARAMAGO

Autores

Palavras-chave:

Saramago, Literatura e Religião, Caim, Paródia

Resumo

No romance Caim, José Saramago desconstrói diversos mitos cristãos e, consequentemente, dessacraliza o discurso religioso, sobretudo ao questionar diversos fundamentos do cristianismo: a bondade, a onisciência e a justiça divinas. Para observar como ocorre essa desconstrução, é preciso analisar como se dá o diálogo entre esse texto literário e a Bíblia. Dessa forma, observa-se que Saramago escolhe a paródia como meio de dessacralização religiosa, passando por oito episódios bíblicos do antigo testamento: 1) a queda de Adão e Eva; 2) a morte de Abel; 3) a arca de Noé; 4) a torre de Babel; 5) a destruição de Sodoma e Gomorra; 6) o sacrifício de Isaac; 7) o bezerro de ouro e 8) a violação do anátema. Assim, cada episódio será analisado individualmente, tendo em vista não só estudos religiosos, como os de Mircea Eliade, mas também estudos literários referentes ao gênero paródia, sobretudo os de Linda Hutcheon, e estudos saramaguianos.

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Biografia do Autor

Isadora da Cruz Patrão, Universaidade de São Paulo

possui bacharelado e licenciatura em Letras, com habilitação em Português e Espanhol, pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é mestranda do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas na área de Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo.
Email: isadorapatrao2@gmail.com 

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

da Cruz Patrão, I. (2024). A PARÓDIA DIVINA: O DEUS PARODIADO EM "CAIM", DE JOSÉ SARAMAGO. Inventário, (34), 289–308. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62911

Edição

Seção

Artigos