O ENSINO DO GÊNERO DIGITAL FANFIC

O PROFESSOR MODERNO E AS TICS

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Gêneros textuais digitais, Avaliação de Língua Portuguesa

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões acerca do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que, na contemporaneidade, se tornaram recursos essenciais tanto para docentes quanto para discentes. Com base nisso, este artigo visa promover a inserção das ferramentas digitais nas aulas de Língua Portuguesa através de uma sequência didática do gênero textual fanfic para o 1º ano do Ensino Médio. Nesse contexto, é imprescindível considerar que o aluno deve exercer o seu papel de ser ativo e crítico na sala de aula. Com essa premissa, propomos uma sequência didática que favorece o ensino do gênero digital fanfic, o qual dialoga com a realidade de uma grande maioria dos educandos. Partimos de uma revisão de literatura que abrange autores como Marcuschi (2005), que ressalta os gêneros textuais, assim como Fiorin (2011) e Prensky (2001), que salientam o uso das tecnologias, bem como Coscarelli (2014), que aborda o papel da escola, do professor e do aluno em um tempo tecnológico, entre outros citados no decorrer do trabalho. As questões centrais da pesquisa atual são as seguintes: a integração das TICs no ambiente escolar e as reformulações no agir docente em razão dos materiais didáticos digitais. Sob uma perspectiva metodológica, este estudo se constitui como uma pesquisa bibliográfica, a qual levou em consideração trabalhos sobre imigrantes e nativos digitais, bem como os gêneros textuais digitais como instrumentos de guia do ensino. Por esse ângulo, evidenciamos o papel das TICs e sua aplicabilidade em uma sequência didática sobre o gênero fanfic em plataformas online de escrita colaborativa. Ademais, é essencial realizar novas pesquisas sobre as fases didático-metódicas para compreender a transição do professor quanto ao uso de recursos digitais.

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Biografia do Autor

Marcio da Silva Santos, Instituto Federal do Ceará

Graduado em Letras (Português/inglês) pelo Instituto Federal do Ceará - Campus Tianguá. Especialização em andamento em Língua Inglesa pela Faculdade de Minas (Facuminas).

Larice Gonçalves Lima, Instituto Federal do Ceará

Graduada em Letras Português/Inglês pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Tianguá. Especialização em andamento em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira pela Faculdade de Minas.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Santos, M. da S., & Gonçalves Lima, L. . (2024). O ENSINO DO GÊNERO DIGITAL FANFIC: O PROFESSOR MODERNO E AS TICS. Inventário, (34), 229–248. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/63014

Edição

Seção

Artigos