CONCEPÇÕES SOBRE OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA 6ª CLASSE DA ESCOLA PRIMÁRIA DO CATÓ EM SUMBE, ANGOLA
Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem, Resultados, Tomada de DecisõesResumo
O artigo tem como objectivo principal apresentar as concepções sobre os instrumentos de avaliação das aprendizagens na 6ª classe da Escola Primária do Cató em Sumbe, Angola. Especificamente, pretende-se compreender as concepções sobre avaliação a partir da perspectiva de um professor, bem como descrever os instrumentos utilizados na referida classe e determinar a eficácia dos mesmos. A presente pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, de natureza básica, descritiva quanto aos objectivos e, quanto aos procedimentos, insere-se na pesquisa documental e pesquisa de campo, segundo (Gerhardt e Silveira, 2009). Fez-se leitura dos documentos da referida escola para constatar os factos apresentados e também do material de apoio do Módulo de Avaliação, de autores angolanos e outros autores que abordam aspectos sobre a avaliação das aprendizagens. Na pesquisa de campo, contactou-se o docente da 6ª classe da referida escola para obtenção de dados e informações necessárias para a construção da pesquisa, no que tange à concepção sobre a aplicação dos instrumentos de avaliação. Os resultados desta pesquisa apontam, essencialmente, para a necessidade de uso diversificado de instrumentos, de modo a contemplar espaços de participação activa a todos os alunos sem quaisquer discriminações.
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