CONCEPÇÕES SOBRE OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA 6ª CLASSE DA ESCOLA PRIMÁRIA DO CATÓ EM SUMBE, ANGOLA

Autores

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Resultados, Tomada de Decisões

Resumo

O artigo tem como objectivo principal apresentar as concepções sobre os instrumentos de avaliação das aprendizagens na 6ª classe da Escola Primária do Cató em Sumbe, Angola. Especificamente, pretende-se compreender as concepções sobre avaliação a partir da perspectiva de um professor, bem como descrever os instrumentos utilizados na referida classe e determinar a eficácia dos mesmos. A presente pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, de natureza básica, descritiva quanto aos objectivos e, quanto aos procedimentos, insere-se na pesquisa documental e pesquisa de campo, segundo (Gerhardt e Silveira, 2009). Fez-se leitura dos documentos da referida escola para constatar os factos apresentados e também do material de apoio do Módulo de Avaliação, de autores angolanos e outros autores que abordam aspectos sobre a avaliação das aprendizagens. Na pesquisa de campo, contactou-se o docente da 6ª classe da referida escola para obtenção de dados e informações necessárias para a construção da pesquisa, no que tange à concepção sobre a aplicação dos instrumentos de avaliação. Os resultados desta pesquisa apontam, essencialmente, para a necessidade de uso diversificado de instrumentos, de modo a contemplar espaços de participação activa a todos os alunos sem quaisquer discriminações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Cataienga Serôa, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Licenciado em Ensino da Matemática, formado pela  Universidade Agostinho Neto (UAN), no Pólo Universitário do Cuanza-Sul em Sumbe, mestre em ensino da Matemática pelo Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe), doutorando em Ciências da Educação, na especialidade de metodologia do ensino primário em Matemática no Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe). 

João Adelino José, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Licenciado em Ciências de Educação, na especialidade de ensino da Matemática, formado pela Universidade Agostinho Neto (UAN), Polo do Cuanza-sul, em sumbe, Mestre em Ensino da Matemática pelo ISCED- Sumbe, Doutorando em Ciências de educação na especialidade de metodologia de ensino da Matemática do ensino primário no instituto superior de ciências de educação do sumbe (ISCED- sumbe).

Referências

AFONSO, M.; AGOSTINHO, S. Metodologia de Avaliação no Contexto Escolar. Luanda: Texto Editores, 2008.

ANGOLA. Lei nº 17, de 7 de Outubro de 2016. Lei de Bases do Sistema de Educação. Luanda: Diário da República, 2016.

ANGOLA. Lei nº 32, de 12 de agosto de 2020. Lei de Bases do Sistema de Educação. Luanda: Diário da República, 2020.

FAZENDA, J. A. Didática da Matemática- Subsídios Pontuais. (1ª Edição ed.). Luanda, Angola: Texto Editora, 2007.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtiva. 41. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

LUCKESI, C. C., Avaliação da Aprendizagem, Componente do Ato Pedagógico. 1. ed, São Paulo, Cortez, 2011.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Currículo do Ensino Primário. 3.ª Edição / 1.ª, 2013.

PERRENOUD, P., A Avaliação: Da Excelência à Regulação das Aprendizagens entre Duas Lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SOUSA, N. M, d. A prova que não prova. 5. ed. Curitiba. Monalisa, 2017.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

Serôa, A. C., & José, J. A. (2024). CONCEPÇÕES SOBRE OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA 6ª CLASSE DA ESCOLA PRIMÁRIA DO CATÓ EM SUMBE, ANGOLA . Inventário, (34), 34–46. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65085

Edição

Seção

Seção Temática