HABILIDADES PSICOMOTORAS EM CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR EM UM DOS CENTROS INFANTIS NO MUNICÍPIO DO SUMBE, CUANZA SUL/ANGOLA

Autores/as

  • Maria Alice António João Manuel da Cruz Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe
  • Carolina Marinela Valembica Malaquias Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Palabras clave:

Crianças do pré-escolar, Habilidades Psicomotoras, Coordenação global e fina

Resumen

O presente artigo reporta sobre as habilidades psicomotoras das crianças na educação pré-escolar em um dos centros infantis da província do Cuanza Sul, Sumbe, Angola, com o intuito de analisar como as educadoras trabalham e avaliam as habilidades psicomotoras grossas e finas. Considerando que o bom desenvolvimento psicomotor proporciona à criança algumas das capacidades básicas como: bom domínio corporal, uma lateralização bem definida, faculdade de simbolização, orientação espaço-temporal e coordenação viso-motora, etc. Para tal, há necessidade de aferir a análise dos resultados das observações feitas para averiguar a eficácia das atividades para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras. A educação pré-escolar é definida como a primeira etapa da educação ao longo da vida e deve haver condições básicas e necessárias para que as crianças continuem a aprender a desenvolver as suas habilidades a partir do que já conhecem. O presente estudo é de natureza qualitativa descritiva, que engloba uma diversidade de métodos e técnicas para recolha de dados como: a observação, o inquérito por questionário, entrevista estruturada com abordagem bibliográfica e análise documental.

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Biografía del autor/a

Maria Alice António João Manuel da Cruz, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Licenciada em Psicologia, formada pelo Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe), mestre em Ciências de Educação do Ensino Pré-Escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe  (ISCED-Sumbe) - doutoranda em Ciências da Educação, na especialidade de metodologia de Educação Pré-Escolar, no Eixo das Expressões artísticas e Motoras no  Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe).

Carolina Marinela Valembica Malaquias, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Licenciada em Pedagogia, formada pelo  Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe), mestre em Ciências de Educação do Ensino Pré-Escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe) - doutoranda em Ciências da Educação, na especialidade de metodologia de Educação Pré-Escolar, no Eixo das Expressões artísticas e Motoras no  Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe).

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Publicado

2024-12-28

Cómo citar

Cruz, M. A. A. J. M. da, & Malaquias, C. M. V. (2024). HABILIDADES PSICOMOTORAS EM CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR EM UM DOS CENTROS INFANTIS NO MUNICÍPIO DO SUMBE, CUANZA SUL/ANGOLA. Inventário, (34), 61–76. Recuperado a partir de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65088

Número

Sección

Seção Temática