HABILIDADES PSICOMOTORAS EM CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR EM UM DOS CENTROS INFANTIS NO MUNICÍPIO DO SUMBE, CUANZA SUL/ANGOLA

Autores

  • Maria Alice António João Manuel da Cruz Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe
  • Carolina Marinela Valembica Malaquias Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Palavras-chave:

Crianças do pré-escolar, Habilidades Psicomotoras, Coordenação global e fina

Resumo

O presente artigo reporta sobre as habilidades psicomotoras das crianças na educação pré-escolar em um dos centros infantis da província do Cuanza Sul, Sumbe, Angola, com o intuito de analisar como as educadoras trabalham e avaliam as habilidades psicomotoras grossas e finas. Considerando que o bom desenvolvimento psicomotor proporciona à criança algumas das capacidades básicas como: bom domínio corporal, uma lateralização bem definida, faculdade de simbolização, orientação espaço-temporal e coordenação viso-motora, etc. Para tal, há necessidade de aferir a análise dos resultados das observações feitas para averiguar a eficácia das atividades para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras. A educação pré-escolar é definida como a primeira etapa da educação ao longo da vida e deve haver condições básicas e necessárias para que as crianças continuem a aprender a desenvolver as suas habilidades a partir do que já conhecem. O presente estudo é de natureza qualitativa descritiva, que engloba uma diversidade de métodos e técnicas para recolha de dados como: a observação, o inquérito por questionário, entrevista estruturada com abordagem bibliográfica e análise documental.

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Biografia do Autor

Maria Alice António João Manuel da Cruz, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Licenciada em Psicologia, formada pelo Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe), mestre em Ciências de Educação do Ensino Pré-Escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe  (ISCED-Sumbe) - doutoranda em Ciências da Educação, na especialidade de metodologia de Educação Pré-Escolar, no Eixo das Expressões artísticas e Motoras no  Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe).

Carolina Marinela Valembica Malaquias, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Licenciada em Pedagogia, formada pelo  Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe), mestre em Ciências de Educação do Ensino Pré-Escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe) - doutoranda em Ciências da Educação, na especialidade de metodologia de Educação Pré-Escolar, no Eixo das Expressões artísticas e Motoras no  Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe).

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Cruz, M. A. A. J. M. da, & Malaquias, C. M. V. (2024). HABILIDADES PSICOMOTORAS EM CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR EM UM DOS CENTROS INFANTIS NO MUNICÍPIO DO SUMBE, CUANZA SUL/ANGOLA. Inventário, (34), 61–76. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65088

Edição

Seção

Seção Temática