PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO PRIMÁRIO NO COMPLEXO ESCOLAR SÃO JOSÉ DE CLUNY-HUAMBO, ANGOLA

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino-aprendizagem, Educação

Resumo

O artigo apresenta-se como um estudo impulsionado por conhecer as práticas de avaliação usadas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem no nível primário no município do Huambo. Constituíram objetivos específicos: apresentar como é feita a planificação da avaliação no processo de ensino e aprendizagem no Complexo Escolar São José de Cluny, identificar as práticas avaliativas mais usadas e, por fim, trazer as percepções dos professores sobre o tipo das práticas de avaliação que estimulam aprendizagem.  A pesquisa baseou-se em revisão bibliográfica, análise documental e questionários. Os resultados mostram que a avaliação é compreendida de formas variadas, refletindo mudanças na sociedade. Os resultados evidenciam que avaliação é tida como aquela que tem multiplicidade de entendimento, devido a sua evolução de acordo com as mudanças que ocorrerem na sociedade e no processo de ensino e aprendizagem no ensino primário. Em suma, o estudo contribui para um melhor entendimento das práticas de avaliação no ensino primário, oferecendo subsídios para a melhoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Samoma Fernando, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Licenciado em Matemática, formado no Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED-Huambo), mestre em Ciências de Educação do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Educação do Huambo (ISCED-Huambo), doutorando em Ciências da Educação, na especialidade de metodologia do Ensino Primário-Ensino de Matemática no Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe) e doutorando em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo, docente do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo (ISCED-Huambo). 

Gervásio Yoluavali Itotonay, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Licenciado em Ensino de Matemática,  formado pelo  Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo(ISCED-Huambo),  mestre em Ensino de Matemática pelo Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul (ISCED-Sumbe), doutorando em Ciências da Educação, na especialidade de metodologia do Ensino Primário-Ensino de Matemática no  Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe). Professor colaborador de Matemática e Estatística no Instituto Superior Politécnico de Humanidades ISUPEKUIKUI-2-Huambo. É professor efectivo de Matemática e Física no Complexo nº35 São José de Cluny-Huambo.

Referências

ANDRÉ, JC. Avaliação das aprendizagens: uma análise do processo educativo em sala de aula (I). Jornal de Angola, 2024.

AFONSO, M. A. Avaliando processos e resultados em contexto escolar: perspectivas teóricas, práticas e desafios. 2.ª Reimp. Luanda: Editora Moderna, 2005.

ANGOLA. R. de. Lei nº 32_20 de 12 de Agosto Que altera a Lei 17_16 de 7 de Outubro Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. Diário da República, Órgão oficial da República de Angola. I Série, Nº 123. 2020.

BARREIRA, C.; BOAVIDA, J.; ARAÚJO, N. Avaliação formativa: novas formas de ensinar e aprender. Revista Portuguesa de Pedagogia, n. 40, 2006, p. 95-133. Disponível em: https ://doi.org/10/1647 -8614_40 -3_4. Acesso: 05 nov. 2024.

CHUEIRI, M. S. Concepções sobre a Avaliação Escolar. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19. n. 39, p. 49-64, 2008. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2469/2423. Acesso: 05 nov. 2024.

COSTA, C. G. A Problemática do Ensino em Angola: um olhar sobre a promoção de uma educação transformadora. (r. c. multidisciplinar, Compilador). RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 6, 2023.

DIAS, M. H. Avaliação da Aprendizagem. Lisboa: Escolar editora, Escola Superior de Educação Almeida Garrett, 1999.

FERREIRA, J. S. M. Educação e política em Angola. Uma proposta de diferenciação social. Cadernos de Estudos Africanos. Lisboa: ISCSP, 2005.

LIBERATO, E. Avanços e retrocessos da educação em Angola. Revista Brasileira de Educação, v. 59, Luanda, 2014, pág. 1003-1031. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Dn4CYmKD5W5dw4ygQLBCxzN/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 04 nov. 2024.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

PERRENOUD, P. Avaliação formativa e a gestão pedagógica da aprendizagem. Porto Alegre:

Artmed, 2000.

PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Revista HISTEDBR On-line, nº 63, 2017.

PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed editora, 2015.

TRINDADE, R.; COSME, A. Escola, educação e aprendizagem: desafios e respostas pedagógicas. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2010.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

Fernando, J. S., & Itotonay, G. Y. (2024). PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO PRIMÁRIO NO COMPLEXO ESCOLAR SÃO JOSÉ DE CLUNY-HUAMBO, ANGOLA. Inventário, (34), 77–92. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65093

Edição

Seção

Seção Temática