PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO PRIMÁRIO NO COMPLEXO ESCOLAR SÃO JOSÉ DE CLUNY-HUAMBO, ANGOLA
Palavras-chave:
Avaliação, Ensino-aprendizagem, EducaçãoResumo
O artigo apresenta-se como um estudo impulsionado por conhecer as práticas de avaliação usadas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem no nível primário no município do Huambo. Constituíram objetivos específicos: apresentar como é feita a planificação da avaliação no processo de ensino e aprendizagem no Complexo Escolar São José de Cluny, identificar as práticas avaliativas mais usadas e, por fim, trazer as percepções dos professores sobre o tipo das práticas de avaliação que estimulam aprendizagem. A pesquisa baseou-se em revisão bibliográfica, análise documental e questionários. Os resultados mostram que a avaliação é compreendida de formas variadas, refletindo mudanças na sociedade. Os resultados evidenciam que avaliação é tida como aquela que tem multiplicidade de entendimento, devido a sua evolução de acordo com as mudanças que ocorrerem na sociedade e no processo de ensino e aprendizagem no ensino primário. Em suma, o estudo contribui para um melhor entendimento das práticas de avaliação no ensino primário, oferecendo subsídios para a melhoria.
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