AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO DO PORTUGUÊS DA ESCOLA PRIMÁRIA DO INCONCON (SELES-CUANZA SUL)

Autores

  • Maximino Mikana Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe
  • Miguel Armindo João Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Palavras-chave:

Avaliação, Processo de ensino-aprendizagem, língua Portuguesa

Resumo

A avaliação é um componente que, de modo ininterrupto, acompanha o processo de ensino-aprendizagem no início, durante e depois do processo. Em cada um desses três momentos, a avaliação tem uma função: a de diagnosticar, a de controlar e a de classificar e, as mesmas estão relacionadas com as modalidades de avaliação: a diagnóstica, formativa e somativa (Haydt, 2002). A nossa pesquisa incide sobre a primeira modalidade, que possui grande relevância na medida em que contribui para que o processo garanta aprendizagens significativas e concretize os objectivos de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no ensino primário. Deste modo, esta pesquisa tem os seguintes objectivos: geral, compreender como os professores do ensino primário, concretamente da 1ª classe, lidam com a questão da avaliação diagnóstica e os seus resultados; específico, saber se a língua que as crianças trazem de casa é o português ou uma das línguas locais. Saliente-se que esta pesquisa, apesar de ter um prefácio teórico-conceitual, o seu corpo é, essencialmente, a pesquisa de campo do contexto da criança. Para isso, começamos por selecionar o campo de investigação, constituir uma amostra e desencadear o estudo de casos por meio dos seguintes instrumentos: grelha de observação (assistência às aulas) e guião de entrevista.

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Biografia do Autor

Maximino Mikana, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Licenciado em Ensino do Francês, formado pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela (ISCED-Benguela), mestre em Língua Portuguesa e em Literaturas em Língua Portuguesa pela Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto (UAN) - Luanda, doutorando em Ciências da Educação, na especialidade de metodologia do ensino primário em línguas portuguesa e angolanas no Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe).

Miguel Armindo João, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Licenciado em Pedagogia, formado pelo Polo Universitário do Cuanza Sul da Universidade Agostinho Neto (UAN),  mestre em ensino do Português e das Literaturas em Língua Portuguesa pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda, doutorando em Ciências da Educação, na especialidade de metodologia do ensino primário em línguas portuguesa e angolanas no  Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe).

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Mikana, M., & João, M. A. (2024). AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO DO PORTUGUÊS DA ESCOLA PRIMÁRIA DO INCONCON (SELES-CUANZA SUL). Inventário, (34), 127–138. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65133

Edição

Seção

Seção Temática