AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO DO PORTUGUÊS DA ESCOLA PRIMÁRIA DO INCONCON (SELES-CUANZA SUL)
Palabras clave:
Avaliação, Processo de ensino-aprendizagem, língua PortuguesaResumen
A avaliação é um componente que, de modo ininterrupto, acompanha o processo de ensino-aprendizagem no início, durante e depois do processo. Em cada um desses três momentos, a avaliação tem uma função: a de diagnosticar, a de controlar e a de classificar e, as mesmas estão relacionadas com as modalidades de avaliação: a diagnóstica, formativa e somativa (Haydt, 2002). A nossa pesquisa incide sobre a primeira modalidade, que possui grande relevância na medida em que contribui para que o processo garanta aprendizagens significativas e concretize os objectivos de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no ensino primário. Deste modo, esta pesquisa tem os seguintes objectivos: geral, compreender como os professores do ensino primário, concretamente da 1ª classe, lidam com a questão da avaliação diagnóstica e os seus resultados; específico, saber se a língua que as crianças trazem de casa é o português ou uma das línguas locais. Saliente-se que esta pesquisa, apesar de ter um prefácio teórico-conceitual, o seu corpo é, essencialmente, a pesquisa de campo do contexto da criança. Para isso, começamos por selecionar o campo de investigação, constituir uma amostra e desencadear o estudo de casos por meio dos seguintes instrumentos: grelha de observação (assistência às aulas) e guião de entrevista.
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Citas
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