A NARRATIVA FÍLMICA E LITERÁRIA DE "TRAINSPOTTING"
A VOZ DE MARK RENTON DA LITERATURA AO CINEMA
Keywords:
Trainspotting, narrativa fílmica, narrador.Abstract
Este ensaio propõe-se a analisar a forma como Mark Renton, personagem principal de Trainspotting (2004), narra os acontecimentos na obra de Irvine Welsh e como a narrativa dos mesmos eventos se dá na adaptação homônima cinematográfica. Aspectos da narrativa literária permitem ao leitor conhecer Renton para além de suas ações inconsequentes dentro do romance. Já a narrativa fílmica, apesar de conter a voz de Renton em diversas cenas como narrador, utiliza outros aspectos, como recursos audiovisuais e a utilização de flashbacks, que permitem ao espectador mergulhar no mundo do personagem e conhecê-lo através da representação de suas percepções sensoriais. Para lançar luz sobre tais pressupostos e compreender o papel desempenhado pelo narrador nas duas formas narrativas, analisaremos como os tipos de narrativas tem evoluído com o passar dos anos. Buscaremos também compreender as ideias de Walter Benjamin, a partir do ensaio O Narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov (1987), buscando aportes no ensaio de Norman Friedman, O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de conceito crítico (1955), já que ambos falam sobre o papel do narrador, bem como aspectos importantes sobre a construção da narrativa ficcional.
Downloads
References
BENJAMIN, Walter. O Narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e Técnica Política - Ensaios sobre a literatura e história da cultura. Obras Escolhidas, volume 1, 3ª edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
FRIEDMAN, Norman. Point of View in Fiction: The Development of a Critical Concept. PMLA, Vol. 70, No. 5, 1955.
IGGY POP. Lust for Life: RCA Records [1977]. https://youtu.be/jQvUBf5l7Vw. Acesso em: 15 mar. 2021.
WELSH, Irvine. Trainspotting. London: Vintage, 2004.
TRAINSPOTTING. Direção: Danny Boyle. Produção de Andrew Macdonald. United Kingdom: Miramax, 1996. Now Claro Video. Aplicativo. 15 mar. 2021.