JUANA PAULA MANSO E A LUTA PELA EMANCIPAÇÃO FEMININA NOS ARTIGOS PUBLICADOS NO SEU PERIÓDICO O JORNAL DAS SENHORAS (1852)

Authors

Abstract

O artigo a seguir tem como objetivo apresentar a luta da periodista Juana Paula Manso na busca pela emancipação feminina, publicada em artigos, no seu periódico _O Jornal das Senhoras_ (1852), durante o período que foi fundadora e redatora-chefe. Em um total de 7 artigos, Manso buscou apresentar, qualificar e justificar a importância do acesso à educação para a mulher brasileira oitocentista. Para Juana Manso, seria através da educação que as mulheres poderiam entender e buscar por seus direitos e deveres perante a sociedade. Além do mais, seria por meio da educação que elas poderiam educar os filhos com qualidade e dignidade. Assim, percebeu-se que o intuito de Juana Manso foi apresentar e instigar a sociedade brasileira oitocentista, principalmente as mulheres, no que diz respeito à importância da educação. A metodologia deste trabalho consistiu no levantamento de dados presentes no site da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, que podem ser acessados publicamente, bem como a análise dos artigos localizados no _O Jornal das Senhoras_ (1852). Portanto, de acordo com Carlos Gil (2002), a metodologia estabeleceu-se em duas partes, uma análise documental e outra bibliográfica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carolina Barros , Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (2021), pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialização em Educação Especial (2023), pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Durante os anos de 2017 a 2020, foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) pela UFPA, no qual trabalhou com análise de fontes primárias como periódicos, catálogos e cartas, coordenado pela Profa. Dra. Juliana Maia de Queiroz. Tem experiência em trabalhos com autoria feminina, como Maria Firmina dos Reis e Juana Manso. Atualmente, é Mestra em Estudos Literários no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) pela UFPA, dando continuidade ao trabalho acerca da autoria feminina no Brasil e está vinculada à linha de pesquisa Literatura: Interpretação, Circulação e Recepção.

Juliana Queiroz, Universidade Federal do Pará

Possui bacharelado e licenciatura em Letras (1999), mestrado em Teoria e História Literária (2004) e doutorado em Teoria e História Literária (2011), pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência como docente de literatura brasileira e portuguesa no ensino médio e superior e, desde 2014, é professora efetiva de Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando na graduação e na pós-graduação com pesquisas relacionadas à produção, circulação e recepção de narrativas no Brasil e em Portugal na segunda metade do século XIX, bem como estudos voltados a romances de autoria feminina. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado na UFMG com projeto intitulado "Letras de Mulheres: um estudo da coleção Escritoras do Brasil, do Senado Federal". É membro do GT A Mulher na Literatura, da ANPOLL.

References

Direitos das mulheres e injustiças dos homens, Nísia Floresta (1810-1885). Constância Lima Duarte (org.). Fundação Ulysses Guimarães, 2016. Disponível em: https://www.fundacaoulysses.org.br/wp-content/uploads/2016/11/Nisia-Floresta-Completo.pdf. Acesso em 26 out. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2002.

LEWKOWICZ, Lidia F. Juana Paula Manso (1819-1875) una mujer del siglo XXI. Corregidor: Buenos Aires, 2000.

MANSO, Juana. O Jornal das Senhoras (RJ) – 1852 A 1855. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/700096/75. Acesso em 3 fev. 2023.

MEDEIROS, Luma Virgínia de Souza. “Mas afinal, o que vem a ser a mulher?”: representação da mulher oitocentista e formação da leitora no jornal das senhoras. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) - Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, p. 129, 2022.

SOUTO, Barbara. Juana Manso: uma intelectual feminista transnacional (Rio de Janeiro e Buenos Aires, 1852-1855). Dimensões. Universidade Federal do Espírito Santo, v. 14, jul.- dez. 2020, p. 53-83.

SILVA, Regina Simon. El Jornal das Senhoras: um proyecto periodístico feminino para la emancipación de las mujeres brasileñas. Revista Moara: Belém. N, 56, v. 1, ago. – dez. 2020.

ZILBERMAN et al. As pedras e o Arco: Fontes primárias, teoria e história da literatura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

Published

2024-12-28 — Updated on 2025-02-02

Versions

How to Cite

Barros , C., & Queiroz, J. (2025). JUANA PAULA MANSO E A LUTA PELA EMANCIPAÇÃO FEMININA NOS ARTIGOS PUBLICADOS NO SEU PERIÓDICO O JORNAL DAS SENHORAS (1852). Inventário, (34), 267–288. Retrieved from https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/60686 (Original work published December 28, 2024)

Issue

Section

Artigos