BLACK CHARACTERS IN DYSTOPIA

THE (IN)EXISTENT LAYERS OF BLACK WOMEN IN DYSTOPIAN PRODUCTIONS

Authors

Keywords:

Literatura, Mulheres negras, Representação

Abstract

This paper proposes an analysis of three works that are responsible for bringing different visions about the representation of black characters in dystopia. A comparative view between the works will be approached, based on a discussion about the various layers existing in the arts, in addition to the way black women are represented in dystopian works and the importance of the characters to the plot. Based on contributions from Bianca Cristina Batista da Silva (2017), Érica Baggio de Oliveira and Isadora Ferrão Sant'anna (2018), Florentina Souza (2008), Grada Kilomba (2019), Lélia Gonzalez (1984) and Renata Melo Barbosa do Nascimento (2014), this article intends to discuss the black characters in the works The Purge: Anarchy (2014), The Hunger Games (2008) and Black Mirror (2011-), considerating their particularities and narratives, highlighting the way this presence and possible stereotypes that permeate the black female body in artistic productions can be understood.

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Author Biographies

Caio Matheus de Jesus Pinheiro, Universidade do Estado da Bahia

é mestre em Estudo de Linguagens pela UNEB, onde também se graduou em Letras com habilitação em Língua Inglesa e Literaturas. Foi bolsista do PIBID (2017-2018) no subprojeto "Tecendo Leituras" e colaborou na produção de materiais didáticos para o projeto "English Matters" (2018-2019). Atua como docente de Língua Inglesa no Centro Educacional Criativo e no projeto Ifé English Course, com foco afrocentralizado. Atualmente, integra o grupo de pesquisa "REBRALLI" e estuda as representações do Brasil nos quadrinhos norte-americanos. Tem interesse em Letras, Literaturas, produções multimídia e histórias em quadrinhos.

 

Brenda Viana Feitosa, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Estudo de Linguagens pelo Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens da Universidade do Estado da Bahia (PPGEL/UNEB), onde fui bolsista da PROGEPESQ (UNEB) e defendi a dissertação de título "Da violência como disfarce: uma análise da franquia Uma Noite de Crime". Graduada em Letras Vernáculas com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Participei como bolsista da Iniciação Científica pela CNPq/PIBIC no projeto "Os novos cortiços: estudo das adaptações em quadrinhos do clássico de Aluísio Azevedo". Fui Aluna Especial na disciplina do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens da Universidade do Estado da Bahia (PPGEL/UNEB), Tópicos Especiais da Educação Básica III.

Armando Rocha dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Servidor público federal, enquadramento Pedagogo, na Universidade Federal da Bahia. Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia, Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Salvador (2021), graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2017), poeta e escritor, atendendo pelo pseudônimo de Alvorecer Santos.

References

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Referências audiovisuais

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DEMONACO, James. UMA NOITE DE CRIME: ANARQUIA. Produção de Blumhouse. Estados Unidos: Universal, 2014.

Published

2024-12-28

How to Cite

Matheus de Jesus Pinheiro, C., Viana Feitosa, B. ., & Rocha dos Santos, A. (2024). BLACK CHARACTERS IN DYSTOPIA: THE (IN)EXISTENT LAYERS OF BLACK WOMEN IN DYSTOPIAN PRODUCTIONS. Inventário, (34), 324–338. Retrieved from https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62807

Issue

Section

Artigos