LITERATURA DE AUTORIA INDÍGENA E LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO

MITO DE CRIAÇÃO DO MUNDO SEGUNDO A COSMOVISÃO GUARANI

Autores/as

Palabras clave:

Literatura de autoria indígena; Letramento Literário; Ensino Básico, Indigenous authored literature; Literary Literacy; Basic education

Resumen

No presente relato de experiência, busco, além de relatar, refletir acerca da prática pedagógica, no contexto de formação inicial de professores do curso de licenciatura em Letras Português, em especial no âmbito do estágio supervisionado em literatura, com vistas a contribuir com projeções para a experiência docente. As atividades desenvolvidas no estágio foram elaboradas a partir da definição de objetivos e estratégias de ensino e de aprendizagem com vistas à construção e promoção de uma educação intercultural, que oportunizasse aos alunos o desenvolvimento de uma compreensão mais ampla do Brasil e de sua diversidade. Para isso, utilizou-se da abordagem teórico-metodológica do Letramento Literário (COSSON, 2006) em  consonância com a prática de leitura do gênero literário mito (JESUS; BRANDÃO, 2011), como um instrumento mediador para o conhecimento da literatura e da cultura indígena no contexto de sala de aula. Ao final das atividades desenvolvidas no estágio, verificou-se, por meio de uma atividade de automonitoramento da aprendizagem (PIMENTEL; OMAR; DE FRANÇA, 2005), que os alunos apreenderam os conhecimentos trabalhados ao longo da proposta didática, uma vez que demonstraram, em suas respostas, entendimento acerca da importância da cultura, da língua e literatura dos povos indígenas, reconhecendo a diversidade e as especificidades de cada povo e sua cultura.

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Biografía del autor/a

Rochelle da Fonseca Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do 7º semestre do curso de Letras - Licenciatura - Habilitação em Português e Literatura da Língua Portuguesa na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é bolsista FIPE no Programa de Extensão Ateliê de Textos, integrante do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ensino de Linguagem e professora voluntária de PLE (Português como Língua Estrangeira) no Laboratório Entrelínguas da UFSM.

Liane Batistela Kist, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui Graduação em Letras/Português pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Mestrado em Educação/Formação de Professores (2007) e Doutorado em Letras/Estudos Linguísticos (2017) pela mesma instituição. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) e Professora Formadora da Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Santa Maria. Atua especialmente em disciplinas voltadas para o Estágio Curricular Supervisionado e Didática do Ensino da Língua Portuguesa no Curso de Letras e com Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica no Curso de Pedagogia.

Citas

BRASIL. Lei no 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 10 março de 2008. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 29 de jun. de 2024.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. PAIVA, A.; RODRIGUES, P. C. A.

JESUS, L. M.; BRANDÃO, Helena. Mito e tradição indígena. In: BRANDÃO, Helena Nagamine (Coord.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Aprender e ensinar com textos, ed. 5).

PIMENTEL, E. P.; OMAR, N.; DE FRANÇA, V. F. Um modelo para incorporação de automonitoramento da aprendizagem em STI. Revista Brasileira de Informática na Educação: Porto Alegre - RS, Volume 13 - Número 1 - Março de 2005. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/29882158_UM_MODELO_PARA_INCORPORACAO_DE_AUTOMONITORAMENTO_DA_APRENDIZAGEM_EM_STI>. Acesso em: 30 de jul. de 2024.

WERÁ. Kaká. A VOZ DO TROVÃO (mito da criação segundo a cultura guarani). In: O mito tupi-guarani da

criação. Disponível em: <https://pindorama.art.br/file/MitoGuarani-VerCompl.pdf>. Acesso em: 19 de jun. de 2024.

Publicado

2025-04-30

Cómo citar

da Fonseca Oliveira, R., & Batistela Kist, L. (2025). LITERATURA DE AUTORIA INDÍGENA E LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO: MITO DE CRIAÇÃO DO MUNDO SEGUNDO A COSMOVISÃO GUARANI. Inventário, (35), 273–283. Recuperado a partir de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62971

Número

Sección

Relatos de experiência