VIDA CAROLINA
MATERNIDADE NEGRA
Mots-clés :
História oralRésumé
Entre navegar nas redes sociais, quem escolhe sentar para contar ou escutar alguém? Missão difícil, ainda mais envolvendo jovens. Porém, acreditando na potência transformadora da escuta e do diálogo olho no olho e nas trocas de experiências (Benjamin, 2012), este artigo, que é um recorte de uma pesquisa de doutoramento, na área de Estudos Literários, escuta a história oral de uma mulher jovem estudante, da camada popular, do ensino técnico integrado ao ensino médio, do IFMT e articula essas vozes e experiências com as da Carolina Maria de Jesus, na obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, com foco nas experiências da maternidade que são diferentes, especialmente devido ao gênero, à raça e à classe, no Brasil. A metodologia é a história oral testemunhal (Meihy; Seawright, 2021), por meio de entrevista e da produção literária da Carolina. Prepare-se para ler experiências dolorosas, mas com muito atrevimento em busca de uma vida menos desigual para si e para as(os) filhas(os).
Téléchargements
Références
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, p. 165-196, 2012.
BERNARDO, Gustavo. O conceito da literatura. In: JOBIM, José. Introdução aos termos literários, EdUERJ, 1999.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: Constituição (planalto.gov.br). Acesso em: 04 out. 2024.
CAMOLESI, Emanuelli. De-matar: um conceito antropológico sobre a maternidade negra brasileira. Revista Convergência Crítica, v. 1 , n. 17, 2020
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
DORNA, Lívia. O maternar como um tipo singular de trabalho: encontro com mães - com formação universitária - sobre suas atividades. Tese (Doutorado em Psicologia). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro-RJ, 2018.
EVARISTO, Conceição. Gênero e Etnia: uma escre(vivência) de dupla face. In: SCHNEIDER, Liane; MOREIRA, Nadilza; (Orgs). Mulheres no mundo: etnia, marginalidade e diáspora. João Pessoa: UFPB-JP, Ideia/Editora Universitária, 2020.
EVARISTO, Conceição. Olhos D’água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.
FARIAS, Tom. Carolina: uma biografia. Rio de Janeiro: Malê, 2017.
FERNANDEZ, Raffaella. Processo criativo nos manuscritos do espólio literário de Carolina Maria de Jesus. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária). Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2015.
FERRAZ, Bruna; OLIVEIRA, Tatiane. O tédio é o pássaro de sonho que choca os ovos da experiência: experiência, narrativa oral e formas de sobrevivência em Nikolai Leskov e Walter Benjamin. In: MENDES, Luís; VALÉRIO, Mairon; RIBEIRO, Renilson (Orgs.). O ofício das palavras: encontros entre a literatura e a história. São Paulo-SP: Paruna Editora, p. 206-18, 2023.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, p. 223-244, 1984.
HARTMAN, Saidiya. Vidas rebeldes, belos experimentos: histórias íntimas de meninas negras desordeiras, mulheres encrenqueiras e queers radicais. Edição Kindle, 2022.
JESUS, Carolina. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. São Paulo–SP: Ática, 2014.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro–RJ: Cobogó, 2019.
MEIHY, José; LEVINE, Robert. Cinderela negra: a saga de Carolina Maria de Jesus. Rio de Janeiro–RJ: Editora UFRJ, 1994.
MEIHY, José; LEVINE, Robert. Cinderela negra: a saga de Carolina Maria de Jesus. 2. ed. Sacramento–MG: Editora Bertolucci, 2015.
MEIHY, José; SEAWRIGHT, Leandro. Memórias e narrativas: história oral aplicada. São Paulo–SP: Contexto, 2021.
OLIVEIRA, Kelly; PIMENTA, Sonia. O racismo nos anúncios de emprego do século XX. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão–SC, v. 16, n. 3, p. 381-399, set./dez., 2016.
OLIVEIRA, Tatiane. Fumaça do mal. In: PASCALE, Ademir (Org.). Contos e poemas assombrosos: histórias para ler na calada da noite. Revista Conexão Literatura. V. VI., 2022.
PENTEADO, Gilmar. Estética da vida no limite: autenticidade, ponto de vista interno, testemunho e valor literário em Quarto de despejo (diário de uma favelada). Tese (Doutorado em Letras). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Instituto de Letras. Programa de pós-graduação em Letras, Porto Alegre–RS, 2018.