QUALITY AND PROJECT MANAGEMENT TRANSFORMING A NON-PROFIT ORGANIZATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v15i28.59048

Abstract

Objective: This research aims to investigate the relationship between quality management and project management through the implementation of a management office in a non-profit organization as a way of qualifying the execution of its projects.

Methodology/approach: This research is qualitative and a case study was chosen because it allows the specific reality of an institution to be analyzed, with the collection and analysis of primary data through an interview with one of the institution's directors who works directly in the institution's project management.

Main results: As a result, the relationship between the application of project management with the aim of improving the quality of the institution and its ability to raise funds and manage them correctly was identified. The sum of the amounts raised since the implementation of the project management office alone has exceeded 2.2 million reais, while in the same period previously it had only raised 159 thousand reais. It was also possible to identify that project management has made it possible to establish quality standards and implement control processes that guarantee the delivery of high-quality results.

Academic contributions/Practical contributions: To this end, a theoretical review of quality management and project management was carried out with a focus on identifying the main concepts that will be used as a foundation for the construction of the data collection instrument. The premise is that there is a direct relationship between the proper use of project management having an impact on improving the quality of project execution and, consequently, on the quality of the institution.

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Author Biographies

Flavio Telles Flavio Telles, Centro Universitário UNIAVAN

Bacharel em Administração no Centro Universitário UNIAVAN (Avantis).

Rodrigo Fernando Belli, Centro Universitário UNIAVAN

Professor do Centro Universitário Avantis - UNIAVAN nas disciplinas de Fundamentos de Gestão; Gestão de Marketing, Marketing de Serviços e E-commerce, Modelos de Negócios, Mercado de Trabalho e Carreira, Finanças e Serviços Gastronômicos e Administração Estratégica. - Professor Tutor do Centro Universitário Avantis - UNIAVAN dos cursos de Tecnólogo em Marketing e Bacharel em Administração. - Professor Tutor Externo do Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, dos cursos de Tecnólogo em Logística e Processos Gerenciais. - Professor Tutor Externo da UNIGRAN nos cursos de Administração, Processos Gerenciais, Logística, Contabilidade e Recursos Humanos. - Professor de Pós-graduação pela AVANTIS na disciplina Administração Estratégica Empresarial e Gestão de Clientes. - Professor de Pós-graduação pela AUPEX nas disciplinas Metodologia Científica, Logística e Gestão Empresarial. - Mestrando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. - Especialização em Vendas e Marketing pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Especialização em Docência e Tutoria - Centro Universitário Avantis - UNIAVAN - Especialização em Docência no Ensino Superior - Centro Universitário Avantis - UNIAVAN - Bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Técnico em Logística, Armazenagem, Distribuição e Transportes.

Ruan Carlos dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Administração pela UDESC. Mestre em Administração de Empresas pela UNIVALI. Especialista em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia pela FCV. Especialista em Gestão Empresarial pela FAPAG. Especialista em EAD e Metodologia Superior pela UNISOCIESC. Licenciatura em Filosofia e Ciências Sociais pela FAERPI. Bacharelando em Administração pela UFSC. Bacharel em Teologia pela FACASC. Bacharel em Filosofia pela UNISUL. Membro do Grupo. Estudos de Estratégia e Performance (GEEP) do CNPQ / UNIVALI. Especialização e MBA em Gestão Empresarial - FAPAG. Bacharelando em Teologia - ITESC/FACASC. Licenciatura em Filosofia - UFSC. Bacharel em Filosofia - UNISUL.

Fabiano Maury Raupp, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2011), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). É professor associado na Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando no Departamento de Administração Empresarial, no Mestrado Profissional em Administração, no Mestrado Acadêmico em Administração e no Doutorado em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas. É líder do Núcleo de Estudos para o Desenvolvimento de Instrumentos Contábeis e Financeiros e pesquisador do Observatório de Finanças Públicas - OFIP, cadastrados na plataforma do CNPq. Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração é líder do tema Planejamento Governamental, Finanças Públicas e Controle no Setor Público - Divisão Acadêmica Administração Pública. É autor de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos e trabalhos socializados em anais de eventos científicos.

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Published

2024-12-31

How to Cite

Flavio Telles, F. T., Belli, R. F. ., Santos, R. C. dos, & Raupp, F. M. (2024). QUALITY AND PROJECT MANAGEMENT TRANSFORMING A NON-PROFIT ORGANIZATION. NAU Social, 15(28), e59048. https://doi.org/10.9771/ns.v15i28.59048