Empoderamento de Mulheres Inovadoras pelos Depósitos de Patentes
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v18i4.60786Palavras-chave:
Patente, Mulher, Desigualdade de Gênero.Resumo
Este estudo analisou a participação feminina nos processos de depósito de patentes no Nordeste, com ênfase na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O objetivo foi investigar os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras e inovadoras, além de identificar oportunidades de empoderamento feminino por meio do depósito de patentes. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, que incluiu a revisão bibliográfica, a análise documental e a pesquisa complementar, abrangendo o período entre 2018 e 2022. Adicionalmente, foi realizado um levantamento quantitativo a partir do cadastro de patentes do software Orbit Intelligence. Os resultados indicaram baixa participação feminina no depósito de patentes tanto na UFS quanto na Região Nordeste, ressaltando a necessidade de ações que promovam a equidade de gênero e incentivem a participação das mulheres nesses processos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Laysa Nunes de. Avaliação do depósito de patentes de produtos naturais em saúde no INPI. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) – Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, SE, 2017.
INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Guia Prático: o pedido de patente. 2008. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/publicacoes/patentes/guia-pratico- o-pedido-de-patente.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.
INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Manual de Desenho Industrial. 2016a. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/publicacoes/desenho- industrial/manual_de_desenho_industrial.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.
INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Manual de Marcas. 2016b. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central- de-conteudo/publicacoes/marcas/manual_de_marcas.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.
INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Manual de Patentes. 2015. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central- de- conteudo/publicacoes/patentes/manual_de_patentes.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.
OMPI – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL. Academia da OMPI. 2022. Disponível em: https://www.wipo.int/academy/pt/. Acesso em: 4 abr. 2024.
RODRIGUES, Lara Lorhany Gomes et al. Do presente ao futuro: a mulher na ciência brasileira. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 7, n. 21, p. 36-52, 2021.
SANTOS, Fernanda Bochi et al. As mulheres na produção tecnológica da UFRGS: abordagem patentométrica. In: XXI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 2021. Anais [...]. 2021.
SILVA. S. de C. et al. Propriedade Intelectual: Patentes de Invenção, Transferência de Tecnologia, Modelos de Utilidade, Desenho Industrial, Softwares, Cultivares, Marcas, Direito Autoral, Indicação Geográfica. Sergipe: Núcleo de Propriedade Intelectual (NPI); Universidade Federal de Sergipe (UFS), 2013. Disponível em: https://cinttec.ufs.br/uploads/page_attach/path/540/cartilha_propriedade_intelectual_isbn_internet_1.pdf. Acesso em: 21 fev. 2024.
UNESCO – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Brasília, DF: Unesco, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Prospecção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.