Editorial
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v18i3.66292Palavras-chave:
EditorialResumo
É com grande alegria e satisfação que apresentamos mais um número da revista Cadernos de Prospecção. Desde a sua criação, a revista tem se dedicado a ser um espaço acadêmico para a disseminação de ideias voltadas para o avanço da Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Gestão da Inovação Tecnológica. Seu principal propósito é ser um canal de difusão e estímulo ao fortalecimento desse ecossistema.
Na presente edição, contamos com 22 artigos assinados por 71 autores, vinculados a 19 instituições de ensino e pesquisa distribuídas por 14 estados das cinco regiões do Brasil. São trabalhos que abordam, sob diferentes perspectivas, os desafios e as oportunidades ligados a esse eixo temático, reafirmando o caráter interdisciplinar e de abrangência nacional da revista.
No campo da Formação, Gestão do Conhecimento e Ambientes de Inovação, artigos como Estrutura de Transferência de Conhecimento no Sistema Único de Segurança Pública Brasileiro: ensaio sob a perspectiva da legislação; Desafios e Oportunidades da Educação em Propriedade Intelectual no Contexto do Novo Ensino Médio: uma abordagem estratégica e sistêmica e Spin-Offs Acadêmicas: uma revisão bibliométrica da literatura mostram como educação, transferência de conhecimento, qualificação profissional e spin-offs interagem na construção de ambientes inovadores.
As questões relacionadas à Políticas Públicas, Estratégias de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo são exploradas em estudos como Avaliação da Eficácia do Programa Sinapse da Inovação no Fomento ao Empreendedorismo Capixaba: uma análise de sobrevivência empresarial e de propriedade intelectual; Marcas de Certificação e Marcas Coletivas no Brasil e sua Aplicação no Âmbito do Conceito de ESG e Gestão dos Ativos de Propriedade Intelectual para Transferência de Tecnologia ao Setor Produtivo em Escritório de Inovação Tecnológica. Busca-se, por meio dessa vertente, um olhar reflexivo e acadêmico para a gestão de ativos, programas de fomento, certificações e políticas institucionais de proteção industrial
Em um mundo que demanda cada vez mais Soluções Sustentáveis, artigos como Utilização do Açaí na Produção de Cosméticos: uma prospecção tecnológica; Estudo Científico e Patentário de Novas Oportunidades Tecnológicas para o Aproveitamento de Resíduos de Celulose em Escórias Asfálticas e Estudo Prospectivo para Uso de Gás Natural Liquefeito (GNL) como Combustível em Transporte Aquaviário no Estado no Amazonas apontam caminhos para o reaproveitamento de resíduos, a sustentabilidade industrial e o uso responsável de recursos naturais.
No campo da Saúde, Biotecnologia e Prospecção Farmacêutica, ganham destaque os trabalhos Curativos Reparadores de Tecido: revelando os insights de patentes e Prospecção Tecnológica de Modelos de Cultura Celular 3D Bioimpressos para Testes de Toxicidade em Equivalentes de Pele. Ambos abordam inovações com aplicação biomédica e potencial impacto social.
Agradecemos a todos que fazem a nossa querida revista uma realidade. Em especial, aos autores pelos trabalhos submetidos, aos revisores por primarem pela qualidade acadêmica e à equipe técnica pelo árduo trabalho em concretizar mais esta publicação. Que esta edição contribua para ampliar as conexões entre conhecimento, ação, pesquisa, impacto e inovação.
Boa leitura!
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos de Prospecção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.