PROFNIT para um Brasil mais Inovador, Inclusivo e Multilateral: a sua atuação nacional em propriedade intelectual e transferência e tecnologia para inovação
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v18i4.68020Palavras-chave:
Interiorização, Desenvolvimento Regional, Propriedade Intelectual, Inovação.Resumo
O Brasil enfrenta o desaio de converter sua produção cientíica em inovação tecnológica e social, um hiato acentuado pela carência e concentração regionais de proissionais qualiicados em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, agravado pela urgência de descentralização nacional da inovação. O Mestrado Proissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) foi criado como política pública para suprir essa lacuna, capacitando pessoal em nível nacional. Este estudo avaliou o impacto do PROFNIT no Brasil como um todo. Para isso, foi realizada uma análise quantitativa correlacionando dados dos Pontos Focais do PROFNIT com indicadores municipais e estaduais: PIB per capita, IDH Municipal, população, número de patentes, de indicações geográicas, de programas de pós-graduação, de doutores e de ICTs. Os resultados demonstram que o Programa não tem preferência por nenhum peril socioeconômico cientíico e tecnológico, tendo se expandido também para municípios com menor PIB e diferentes níveis de IDH e, para o interior, evidenciando uma política de expansão inclusiva e descentralizadora. Conclui-se que o PROFNIT tem cumprido seu papel para além da formação de recursos humanos em PI&TT, uma plataforma nacional de cultura da inovação, atuando estrategicamente no paradigma da inovação, como um efetivo motor de redução das assimetrias regionais na cultura da inovação brasileira, desse modo, promovendo a concretização de política pública e alinhando-se aos Objetivos do Plano Nacional de Inovação 2030.
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Referências
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