Cinema para todos
cultura e educação ambiental como ferramentas de transformação diante da crise climática
DOI:
https://doi.org/10.9771/pcr.v18i3.67440Palavras-chave:
Cinema, Escola pública, Educação Ambiental, Agroecologia, Pontos de culturaResumo
O projeto Cinema para Todos surgiu como uma iniciativa de extensão universitária voltada à democratização do acesso ao cinema e à promoção da educação crítica em escolas públicas de Presidente Prudente (SP). Em sua edição de 2024, promoveu exibições do documentário Antes do Prato, em parceria com a Greenpeace Brasil e a Taturana Mobilização Social, abordando temas como agroecologia, consumo e os impactos ambientais da produção de alimentos. O cinema foi utilizado como linguagem acessível e sensível para discutir a crise climática, estimulando reflexões sobre o papel individual e coletivo na construção de um futuro sustentável. Ao integrar cultura e educação ambiental, o projeto demonstrou como práticas culturais podem ser ferramentas potentes de mobilização frente aos desafios socioambientais contemporâneos.
Downloads
Referências
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Projeto de Lei nº 80, de 2023: institui a Política Estadual de Educação Climática. São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000530480. Acesso em: 10 maio 2025.
BARROS, D. F. de et al. Educação ambiental crítica: contribuições para a formação de educadores. São Paulo: Papirus, 2019.
COLETIVO CULTURAL PROJETA CINE. Mapa dos bairros contemplados em Presidente Prudente. Presidente Prudente, 2024. (Documento interno).
CZEKALSKI, Carolini; UHMANN, Raquel. Cinema e juventude: mediação crítica e engajamento social. Cadernos CIMEAC, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 23-37, 2022.
CZEKALSKI, M.; UHMANN, R. O cinema ambiental como prática pedagógica: contribuições para o ensino de geografia. Revista Terra Livre, São Paulo, n. 59, p. 266–288, 2022.
DIAS SILVEIRA, L. Educação ambiental e práticas sustentáveis no ambiente escolar: um estudo qualitativo. Revista Educação e Meio Ambiente, v. 12, n. 1, p. 85-102, 2020.
ECOFALANTE. Ecofalante Play: plataforma gratuita de filmes sobre meio ambiente e direitos humanos. São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.ecofalante.org.br. Acesso em: 10 maio 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FU, Y. A experiência fílmica na formação docente: cinema, educação e sensibilização crítica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 47, e131287, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade. Acesso em: 10 maio 2025.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. 43. ed. Porto Alegre: L&PM, 2012.
GONÇALVES, C. W.; TERRA, M. T.; JUNIOR, J. F. Educação ambiental e práticas escolares: a importância da participação de professores e gestores. Cadernos de Educação Ambiental, v. 15, n. 3, p. 120-138, 2020.
GREENPEACE BRASIL. Antes do prato: documentário aborda impactos ambientais da alimentação. São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.greenpeace.org/brasil. Acesso em: 10 maio 2025.
GUIMARÃES, M. A. A imagem em movimento na educação ambiental: práticas pedagógicas com cinema e sustentabilidade. Revista Educação Ambiental em Ação, v. 17, n. 64, 2019. Disponível em: https://www.revistaea.org. Acesso em: 10 maio 2025.
GUIMARÃES, M. Educação ambiental crítica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 14, n. 1, p. 213-229, 2019.
GUIMARÃES, M.; OLIVEIRA, F.; TEIXEIRA, R. Impactos educativos do cinema ambiental: uma análise da sensibilização para agroecologia em escolas de Presidente Prudente. Presidente Prudente, 2024. (Relatório de pesquisa, Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP).
HOOKS, B. Cinema Vivido: raça, classe e sexo nas telas. Editora Elefante, 2023.
HOOKS, B. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Editora Elefante, 2020.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Mapa municipal de Presidente Prudente. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br. Acesso em: 10 maio 2025.
ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Tradução oficial. Brasília: Ipea, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 10 maio 2025.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. O desafio ambiental: o crescimento da globalização e a reinvenção do lugar. Rio de Janeiro: Record, 2006.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: EdUSP, 2002.
SATLER, M. G.; MACHADO, C. A. Educação climática e sustentabilidade: desafios e perspectivas no contexto da Agenda 2030. Cadernos de Educação Ambiental, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 45–60, 2021.
SATLER, Márcia Lins; MACHADO, Andréa Santos. Educação ambiental e justiça climática: entrelaçamentos e desafios. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 2, p. 44-63, 2021.
TEIXEIRA, Maria Emília; LOPES, Rosana. Cinema, educação ambiental e práticas escolares. Revista Horizontes, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 155-170, 2017.
TEIXEIRA, S. M.; LOPES, M. C. Cinema e meio ambiente: uma proposta de educação ambiental crítica no ensino fundamental. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 3, p. 735–752, 2017.
VON SPERLING, F. C. Antes do prato [documentário]. Brasil: Greenpeace Brasil, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Políticas Culturais em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.