Cinema para todos

cultura e educação ambiental como ferramentas de transformação diante da crise climática

Autores/as

  • Helber Guedes UNESP
  • Paula Novack

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v18i3.67440

Palabras clave:

Cinema, Escola pública, Educação Ambiental, Agroecologia, Pontos de cultura

Resumen

El proyecto Cine para Todos surgió como una iniciativa de extensión universitaria orientada a la democratización del acceso al cine y a la promoción de la educación crítica en escuelas públicas de Presidente Prudente (SP). En su edición de 2024, promovió exhibiciones del documental Antes del Plato, en colaboración con Greenpeace Brasil y Taturana Movilización Social, abordando temas como la agroecología, el consumo y los impactos ambientales de la producción de alimentos. El cine fue utilizado como un lenguaje accesible y sensible para debatir la crisis climática, estimulando reflexiones sobre el papel individual y colectivo en la construcción de un futuro sostenible. Al integrar cultura y educación ambiental, el proyecto demostró cómo las prácticas culturales pueden ser herramientas poderosas de movilización frente a los desafíos socioambientales contemporáneos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Novack

Geógrafa, com Especialização e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Doutorado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, incluindo estágio de pesquisa na Universidade de Leeds, Reino Unido. Realizou pesquisa de Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente, como integrante do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR), no projeto temático "Fragmentação socioespacial e urbanização brasileira: escalas, vetores, ritmos, formas e conteúdos (FragUrb)". Co-fundadora e integrante da primeira diretoria da Associação de Geógrafas Feministas do Chile. Possui experiência na área de Geografia Urbana, com foco em estudos comparativos, políticas neoliberais, reestruturação urbana, mobilidade urbana, cidades médias, cidades portuárias, geografia e urbanismo feminista.

Citas

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Projeto de Lei nº 80, de 2023: institui a Política Estadual de Educação Climática. São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000530480. Acesso em: 10 maio 2025.

BARROS, D. F. de et al. Educação ambiental crítica: contribuições para a formação de educadores. São Paulo: Papirus, 2019.

COLETIVO CULTURAL PROJETA CINE. Mapa dos bairros contemplados em Presidente Prudente. Presidente Prudente, 2024. (Documento interno).

CZEKALSKI, Carolini; UHMANN, Raquel. Cinema e juventude: mediação crítica e engajamento social. Cadernos CIMEAC, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 23-37, 2022.

CZEKALSKI, M.; UHMANN, R. O cinema ambiental como prática pedagógica: contribuições para o ensino de geografia. Revista Terra Livre, São Paulo, n. 59, p. 266–288, 2022.

DIAS SILVEIRA, L. Educação ambiental e práticas sustentáveis no ambiente escolar: um estudo qualitativo. Revista Educação e Meio Ambiente, v. 12, n. 1, p. 85-102, 2020.

ECOFALANTE. Ecofalante Play: plataforma gratuita de filmes sobre meio ambiente e direitos humanos. São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.ecofalante.org.br. Acesso em: 10 maio 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FU, Y. A experiência fílmica na formação docente: cinema, educação e sensibilização crítica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 47, e131287, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade. Acesso em: 10 maio 2025.

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. 43. ed. Porto Alegre: L&PM, 2012.

GONÇALVES, C. W.; TERRA, M. T.; JUNIOR, J. F. Educação ambiental e práticas escolares: a importância da participação de professores e gestores. Cadernos de Educação Ambiental, v. 15, n. 3, p. 120-138, 2020.

GREENPEACE BRASIL. Antes do prato: documentário aborda impactos ambientais da alimentação. São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.greenpeace.org/brasil. Acesso em: 10 maio 2025.

GUIMARÃES, M. A. A imagem em movimento na educação ambiental: práticas pedagógicas com cinema e sustentabilidade. Revista Educação Ambiental em Ação, v. 17, n. 64, 2019. Disponível em: https://www.revistaea.org. Acesso em: 10 maio 2025.

GUIMARÃES, M. Educação ambiental crítica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 14, n. 1, p. 213-229, 2019.

GUIMARÃES, M.; OLIVEIRA, F.; TEIXEIRA, R. Impactos educativos do cinema ambiental: uma análise da sensibilização para agroecologia em escolas de Presidente Prudente. Presidente Prudente, 2024. (Relatório de pesquisa, Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP).

HOOKS, B. Cinema Vivido: raça, classe e sexo nas telas. Editora Elefante, 2023.

HOOKS, B. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Editora Elefante, 2020.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Mapa municipal de Presidente Prudente. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br. Acesso em: 10 maio 2025.

ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Tradução oficial. Brasília: Ipea, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 10 maio 2025.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. O desafio ambiental: o crescimento da globalização e a reinvenção do lugar. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: EdUSP, 2002.

SATLER, M. G.; MACHADO, C. A. Educação climática e sustentabilidade: desafios e perspectivas no contexto da Agenda 2030. Cadernos de Educação Ambiental, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 45–60, 2021.

SATLER, Márcia Lins; MACHADO, Andréa Santos. Educação ambiental e justiça climática: entrelaçamentos e desafios. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 2, p. 44-63, 2021.

TEIXEIRA, Maria Emília; LOPES, Rosana. Cinema, educação ambiental e práticas escolares. Revista Horizontes, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 155-170, 2017.

TEIXEIRA, S. M.; LOPES, M. C. Cinema e meio ambiente: uma proposta de educação ambiental crítica no ensino fundamental. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 3, p. 735–752, 2017.

VON SPERLING, F. C. Antes do prato [documentário]. Brasil: Greenpeace Brasil, 2023.

Publicado

2025-10-11

Cómo citar

Guedes, H., & Novack, P. . (2025). Cinema para todos: cultura e educação ambiental como ferramentas de transformação diante da crise climática. Políticas Culturais Em Revista, 18(edição especial), 196–216. https://doi.org/10.9771/pcr.v18i3.67440

Número

Sección

Cultura y Cambio Climático: Políticas para Regenerar el Mundo