Ementa do dossiê Questão agrária e movimentos sociais do campo
A revista Germinal: marxismo e educação em debate prepara o dossiê do v.17, n.3, dezembro de 2025, cujo tema será Questão agrária e movimentos sociais do campo. Este dossiê está sob responsabilidade da comissão editorial formada por Leile Teixeira (UFRJ), Mario Mariano (UFVJM e Germinal), Marizete Andrade (UFV) e Rodrigo Castelo (Unirio e Germinal).
A ementa completa do dossiê é a seguinte:
A questão agrária em formações econômico-sociais dependentes em África, Ásia e América Latina. A presença do campesinato nas revoluções populares e socialistas no século XX. Capitalismo dependente e inserção subordinada do Brasil na nova divisão internacional do trabalho. O Estado brasileiro e as classes dominantes do campo. Superexploração da força de trabalho agrária no Brasil. Antigas e novas configurações do campesinato brasileiro. As lutas nacionais e internacionais dos movimentos sociais do campo. Campesinato e construção do poder popular. Resistências indígenas, quilombolas e dos povos tradicionais. A relação entre questão agrária, regional e ambiental. Gênero, raça e orientação sexual nos movimentos sociais do campo. Movimentos sociais, Estado e políticas sociais. Pedagogia da alternância, educação do campo e projetos de educação popular emancipatórios. Agroecologia e modos comunitários de produção frente à ofensiva do agronegócio. Marxismo e questão agrária. A questão agrária no pensamento social brasileiro.
O prazo final para envio dos artigos e resenhas de livros é, impreterivelmente, dia 15 de setembro de 2025. Não haverá adiamento de prazo. Clique aqui para conferir as diretrizes de redação dos textos.
Atenciosamente,
Leile Teixeira, Mario Mariano, Marizete Andrade e Rodrigo Castelo
Membros da comissão editorial do dossiê