Notícias
-
2025-09-19Germinal: marxismo e educação em debate divulga chamada de artigos e resenhas das temáticas dos dossiês para 2026: Volume 18, número 1: Marxismo e psicologia concreta no século XXI Submissões até 30 de jan. 2026 Volume 18, número 2: Imperialismo, dependência e lutas de libertação (homenagem ao centenário de Fidel Castro) Submissões até 30 de maio 2026 Volume 18, número 3: Educação, democracia e alternativas socialistas Submissões até 30 de ago. 2026 Destacamos que o fluxo contínuo para artigos científicos e resenhas permanece aberto dentro das temáticas da revista. Submissões: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/about/submissions Saiba mais sobre Chamadas de artigos e resenhas para 2026
-
Ementa do dossiê Questão agrária e movimentos sociais do campo
2025-08-01A revista Germinal: marxismo e educação em debate prepara o dossiê do v.17, n.3, dezembro de 2025, cujo tema será Questão agrária e movimentos sociais do campo. Este dossiê está sob responsabilidade da comissão editorial formada por Leile Teixeira (UFRJ), Mario Mariano (UFVJM e Germinal), Marizete Andrade (UFV) e Rodrigo Castelo (Unirio e Germinal).
Saiba mais sobre Ementa do dossiê Questão agrária e movimentos sociais do campo -
Sobre o dossiê Marxismo e educação: desafios contemporâneos
2025-02-07A Revista Germinal informa que - em virtude do grande número de artigos encaminhados para o Dossiê Marxismo e educação: desafios contemporâneos -, o mesmo será publicado em duas partes, quais sejam, nos volumes 17 n.1 (abril) e 17 n.2 (agosto) de 2025. Observada essa particularidade, excepcionalmente, não haverá chamada para o volume 17 n.2, que seguirá com a parte dois do referido dossiê.
Lembramos que a distribuição dos artigos entre os volumes 17 n.1 e 17 n.2 seguirá vinculada ao fluxo da avaliação duplo-cega a partir dos pareceres emitidos pelo nosso Comitê científico.
Em breve divulgaremos a chamada para o dossiê do volume 17 n.3 (dezembro), cujo tema será “Questão agrária e movimentos sociais do campo”.
O Comitê Editorial agradece autoras/es, leitoras/es e avaliadoras/es pela contribuição imprescindível ao trabalho da Germinal.
Saiba mais sobre Sobre o dossiê Marxismo e educação: desafios contemporâneos -
Dossiê Marxismo e educação: desafios contemporâneos
2025-01-14A revista Germinal: marxismo e educação em debate comunica que já estão abertas as submissões de textos para o dossiê Marxismo e educação: desafios contemporâneos. Serão avaliados artigos e resenhas enviados até o dia 24 de janeiro de 2025.
O dossiê será publicado no vol.17, n.1, abril de 2025. Clique aqui para conferir as normas de submissão.
Em breve divulgaremos as temáticas dos dossiês de agosto e dezembro e lembramos que o fluxo contínuo de artigos e resenhas está aberto.
Saiba mais sobre Dossiê Marxismo e educação: desafios contemporâneos -
Ementa do dossiê Trabalho, ciência & tecnologia: ofensiva capitalista e as lutas por práxis emancipatória que será publicado no vol.16, n.3, dezembro de 2024.
2024-08-01A revista Germinal: marxismo e educação em debate comunica que já estão abertas as submissões de artigos para o dossiê Trabalho, ciência & tecnologia: ofensiva capitalista e as lutas por práxis emancipatória que será publicado no vol.16, n.3, dezembro de 2024. O comitê editorial do n.3 do v.16 é composto por Diógenes Breda, Mario Mariano Ruiz Cardoso (UFVJM/Germinal), Rodrigo Castelo (Unirio/Germinal), Tarcila Mantovan Atolini (UFVJM). O prazo para submissão é até o dia 30 de setembro de 2024.
Saiba mais sobre Ementa do dossiê Trabalho, ciência & tecnologia: ofensiva capitalista e as lutas por práxis emancipatória que será publicado no vol.16, n.3, dezembro de 2024. -
Ementa do dossiê A ditadura empresarial-militar, o grande capital e as lutas de classes no Brasil (v.16, n.1, 2024)
2024-01-18A revista Germinal: marxismo e educação em debate comunica a abertura de submissões de artigos para o dossiê A ditadura empresarial-militar, o grande capital e as lutas de classes no Brasil que será publicado no vol.16, n.1, abril de 2024. O comitê editorial do n.1 do v.16 é composto por Claudio Beserra de Vasconcelos (UFRRJ e Seeduc/RJ), Márcia Lemos (Uesb), Osvaldo Teodoro (SMEBH) e Rejane Carolina Hoeveler (Ufal). O prazo para submissão é até o dia 30 de janeiro de 2024.
Saiba mais sobre Ementa do dossiê A ditadura empresarial-militar, o grande capital e as lutas de classes no Brasil (v.16, n.1, 2024) -
Germinal: marxismo e educação em debate divulga a agenda de temáticas para os próximos números de 2024
2023-10-29Germinal: marxismo e educação em debate divulga as temáticas e prazos para o ano de 2024
Saiba mais sobre Germinal: marxismo e educação em debate divulga a agenda de temáticas para os próximos números de 2024 -
Novas normas de submissão de artigo
2023-09-03O Comitê editorial da revista Germinal comunica novas normas de submissão de artigos:
-
Dossiê Marxismo, gênero, sexualidade e a luta anticapitalista: debates e controvérsias - vol.15, n.3, dezembro de 2023
2023-06-02O volume 15, número 3 da revista Germinal será lançado em dezembro de 2023 e o seu dossiê terá como tema Marxismo, gênero, sexualidade e a luta anticapitalista: debates e controvérsias. A comisão editorial será formada por Renan Quinalha (Unifesp), Helga Maria Martins de Paula (UFJ), Lívia de Cássia Godoi Moraes (UFES), Márcio Magalhães da Silva (UFLA) e Márcia Lemos (Uesb/Germinal) e o envio dos manuscritos será até o dia 30 de setembro de 2023. Não perca os prazos para envio! A revista receberá artigos para o dossiê e temas livres, assim como resenhas de livros publicados a partir de 2020.
A proposta desse dossiê é divulgar pesquisas e colocar em discussão a luta de classes e as opressões no processo de superação do modo de produção capitalista a partir de reflexões balizadas pelo arcabouço teórico-metodológico do Materialismo Histórico e Dialético, que considerem exploração, subjetivação, alienação e consciência no exame das temáticas compreendidas como centrais para este debate: crise do capital e crise da reprodução social; gênero, raça, classe, sexualidades e crítica da economia política: leituras marxistas; neoliberalismo, privatização dos serviços essenciais e a classe
Saiba mais sobre Dossiê Marxismo, gênero, sexualidade e a luta anticapitalista: debates e controvérsias - vol.15, n.3, dezembro de 2023
trabalhadora racializada e LGBT; migração, globalização neoliberal e o deslocamento de mulheres; Estado, direito e opressões de gênero; feminismo marxista, trabalho e organização sindical; análises em torno do trabalho doméstico e da maternidade privatizada; políticas sexuais e movimentos sociais; família como unidade de reprodução do capital, ascensão conservadora e pessoas LGBTs; a prostituição/trabalho sexual, a moral burguesa e a legalização; sexualidade e gênero na educação; Marxismo e teoria queer; feminismos marxista, socialista, materialista, transfeminismo, virada
linguística e as lutas anticapitalistas. -
Ementa do dossiê Sindicalismo e movimentos sociais em defesa da educação pública e popular
2023-04-25A revista Germinal divulga a ementa do dossiê Sindicalismo e movimentos sociais em defesa da educação pública e popular, sob coordenação da comissão editorial formada por Kate Lane (UFF), Mario Mariano (UFVJM e Germinal), Rodrigo Castelo (Unirio e Germinal) e Sâmbara Paula (UECE), que será lançado no v.15 n.2 em agosto de 2023. O prazo final para submissão dos artigos e resenhas é 31 de maio de 2023.
Ementa: As atuais configurações da educação pública e privada no Brasil (e no mundo, com destaque para países dependentes). Lutas sindicais e seus desafios contemporâneos em todos os níveis da educação pública e privada no Brasil e América Latina e Caribe. Estratégias de resistência à militarização e ataques às escolas. A luta pela revogação do Novo Ensino Médio. Novos processos produtivos, (super)exploração, subsunção, precarização do trabalho e resistência sindical na educação pública e privada. Lutas sociais na educação pública e privada contra as opressões de raça, gênero, etnia e sexualidade nas ofensivas capitalista e neoconservadora/reacionária. Projetos de educação popular e universidade popular no Brasil e no mundo. Movimentos populares e educação do campo, quilombola e indígena.
Saiba mais sobre Ementa do dossiê Sindicalismo e movimentos sociais em defesa da educação pública e popular -
Germinal: marxismo e educação em debate divulga a agenda de temáticas para os próximos números de 2023:
2023-03-01Volume 15, número 2:
Tema do dossiê: Sindicalismo e movimentos sociais em defesa da educação pública e popular
Comissão editorial: Kate Lane (UFF), Mario Mariano (UFVJM e Germinal), Rodrigo Castelo (Unirio e Germinal) e Sâmbara Ribeiro (Uece)
Prazo final de submissões: 31 de maio 2023Volume 15, número 3
Tema do dossiê: Marxismo, gênero, sexualidade e a luta anticapitalista: debates e controvérsias
Comissão editorial: Helga Martins de Paula (UFJ), Lívia de Cássia Moraes (Ufes), Márcio Magalhães da Silva (Ufla), Márcia Lemos (Uesb e Germinal) e Renan Quinalha (Unifesp)
Prazo final de submissões: 30 de setembro de 2023Link para submissões:
Saiba mais sobre Germinal: marxismo e educação em debate divulga a agenda de temáticas para os próximos números de 2023:
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/about/submissions -
Abertura de submissões de artigos para o dossiê “ Psicologia, Educação e Marxismo"
2022-11-16A revista Germinal: marxismo e educação em debate comunica a abertura de submissões de artigos para o dossiê "Psicologia, Educação e Marxismo" que será publicado no vol.15, n.1, abril de 2023. O prazo para submissão é até o dia 30 de janeiro de 2023.
Abaixo disponibilizamos a ementa do referido dossiê:
Dentre os desafios para a construção de uma sociedade essencialmente humana estão as contribuições da ciência psicológica em suas diversas áreas de atuação. A construção de uma psicologia concreta ainda é tarefa deste tempo histórico, pois não superamos a sociedade de classes e os processos de alienação que dificultam a captura dos fenômenos psicológicos em sua totalidade. Disto resulta uma contradição central da psicologia que é sua multiplicidade de correntes, levando a identificação de diferentes objetos na busca por explicar o psiquismo humano e, consequentemente, as especificidades do processo educativo (formal e informal) na constituição dos indivíduos. Nesta direção, interessa-nos neste dossiê o debate sobre as múltiplas possibilidades de construção da unidade marxismo-psicologia numa perspectiva anticapitalista embasada no materialismo histórico e dialético, portanto, uma psicologia revolucionária. Considerando o exposto, o dossiê pode contemplar os seguintes temas: o processo de desenvolvimento do psiquismo imerso em relações sociais capitalistas; o esvaziamento dos processos educativos na sociedade capitalista e suas consequências para o adoecimento dos sujeitos; fundamentos epistemológicos das diversas psicologias e suas consequências para a práxis revolucionária; a inserção da psicologia em movimentos sociais e políticos emancipatórios; discussões sobre os múltiplos processos de (des)humanização na sociedade capitalista e possibilidades de enfrentamento não adaptacionista; correntes pedagógicas contra-hegemônicas e suas articulações com a formação da subjetividade; A formação de subjetividades revolucionárias nos diversos níveis educacionais e áreas de atuação (educação física, ciências, matemática, etc.); Escolas rurais e suas especificidades na formação de sujeitos revolucionários; Processos de inclusão em uma sociedade excludente.
-
PRAZO ESTENDIDO! Germinal: Marxismo e Educação em Debate informa nova data de submissão para o Volume 14, Número 3: 2
2022-10-01PRAZO ESTENDIDO!
Germinal: Marxismo e Educação em Debate informa nova data de submissão para o Volume 14, Número 3:
"Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições”
Submissões até: 10/10/2022
Saiba mais sobre PRAZO ESTENDIDO! Germinal: Marxismo e Educação em Debate informa nova data de submissão para o Volume 14, Número 3: 2 -
PRAZO ESTENDIDO! Germinal: Marxismo e Educação em Debate informa nova data de submissão para o Volume 14, Número 3: 2
2022-10-01PRAZO ESTENDIDO!
Germinal: Marxismo e Educação em Debate informa nova data de submissão para o Volume 14, Número 3:
"Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições”
Submissões até: 10/10/2022
Saiba mais sobre PRAZO ESTENDIDO! Germinal: Marxismo e Educação em Debate informa nova data de submissão para o Volume 14, Número 3: 2 -
Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições.
2022-07-06Abertura de submissões de artigos para o dossiê “Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições”
A revista Germinal: marxismo e educação em debate comunica a abertura de submissões de artigos para o dossiê Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições que será publicado no vol.14, n.3, dezembro de 2022. O prazo para submissão é até o dia 30 de setembro de 2022.
Abaixo disponibilizamos a ementa do referido dossiê:
Na atualidade, ainda sobre os ecos dissonantes do “fim da história”, concepções que propagam a infinitude do modo de produção capitalista pairam sobre as mais diversas esferas da sociabilidade humana e não é diferente no campo da educação. Destaca-se, neste sentido, a ideologia pós-moderna que em grande medida, a partir de um verniz progressista, tem influenciado nas últimas décadas a educação no Brasil.
O objetivo deste dossiê é propor um debate crítico sobre as influências e os impactos de uma agenda pós-moderna no campo educacional, a partir de reflexões que abordem essa temática no processo de formação humana no Brasil e no mundo à luz da tradição marxista. Como é sabido, Marx e Engels não produziram tratados sobre o tema, mas deixaram, a partir da crítica das formulações e das práticas burguesas, ricos apontamentos sobre educação, ensino e a necessidade de qualificação do trabalho para a emancipação humana. É insuficiente compreender a questão da educação, bem como, qualquer outro elemento social sem apanhá-lo nas suas dimensões concretas e é a partir deste pressuposto que reivindicamos o rigor analítico do materialismo dialético para propor este debate.
Dar-se-á ênfase aos debates que contemplarem a caracterização da agenda pós-moderna na educação, a sua correspondência com o receituário neoliberal e, por conseguinte, com as políticas educacionais, a negação da história bem como das estruturas e/ou das conexões estruturais, a capilarização nos currículos, nos livros didáticos, na formação de professores, nos programas de pós-graduação, nas formulações epistemológicas. O dossiê também busca investigar as versões atuais do discurso pós-moderno como pós-verdade que se expressam na deterioração das análises das mediações da realidade, e da condição de luta política emancipatória. Discursos estes que se propõem a um profundo ataque às diversas formas de organizações sociais, ampliando as clivagens entre a sociedade civil e o Estado. Serão contemplados escritos que tragam a problemática do niilismo e da impossibilidade de compreender o real e transformá-lo, do esvaziamento teórico, da propagação de uma perspectiva educacional pautada no individualismo e da agenda pós-moderna como expressão da decadência ideológica da burguesia.
Link para submissões:
Ressaltamos que o fluxo contínuo está aberto e artigos dentro das temáticas da revista podem ser enviados.
Cordialmente,
Comitê editorial da Germinal
Saiba mais sobre Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições. -
Abertura de submissões de artigos para o dossiê "Imperialismo, relações étnico-raciais e lutas anticoloniais
2022-03-31A revista Germinal: marxismo e educação em debate comunica a abertura de submissões de artigos para o dossiê Imperialismo, relações étnico-raciais e lutas anticoloniais que será publicado no vol.14, n.2, agosto de 2022. O prazo para submissão é até o dia 30 de maio de 2022. Abaixo disponibilizamos a ementa do referido dossiê: Ementa: A finalidade deste dossiê é acumular elementos para o estudo das contribuições que intelectuais, militantes, lideranças políticas e sociais, inspirados(as) ou perceptivelmente influenciados(as) pela tradição marxista, aportaram ao desenvolvimento das lutas contra a escravidão, o colonialismo, o imperialismo, o racismo e a opressão de gênero na época contemporânea. Tomando como referência o posicionamento adotado por Marx e Engels em face da escravidão nos EUA, serão examinados os debates travados sobre a questão colonial; as lutas dos povos originários na América Latina e no Brasil; as mulheres negras na formação social brasileira; as relações étnico-raciais, trabalho e luta de classes; o feminismo negro; as lutas antirracistas; encarceramento massivo e extermínio da população afro-brasileira promovidos pelo Estado burguês; resistência cultural afro-brasileira, sua ancestralidade, identidade e formas de organização; a dialética exploração de classe e opressão racial; as lutas anticapitalistas e a emancipação do povo negro, com destaque para a contribuição dos marxistas às lutas de libertação nacional. Sob esta perspectiva é central as abordagens críticas sobre educação antirracista, as lei de ações afirmativas, mídia e racismo. Serão valorizadas as elaborações produzidas por uma ampla gama de autores e autoras brasileiros e estrangeiros, com contribuições relevantes às reflexões sobre os temas apontados. Gostaríamos de ressaltar que o fluxo contínuo está aberto e artigos dentro das temáticas da revista podem ser enviados. Saiba mais sobre Abertura de submissões de artigos para o dossiê "Imperialismo, relações étnico-raciais e lutas anticoloniais -
Abertura de submissões de artigos para o dossiê "Dependência e marxismo: história, teoria e práxis revolucionária"
2021-12-22A revista Germinal: marxismo e educação em debate comunica a abertura de submissões de artigos para o dossiê Dependência e marxismo: história, teoria e práxis revolucionária, que será publicado no vol.14, n.1, abril de 2022. O prazo para submissão é até o dia 14 de fevereiro de 2022.
Abaixo disponibilizamos a ementa do referido dossiê:
Ementa: dependência, transferências de valor, superexploração e subimperialismo, passado e presente; o caráter da revolução latino-americana e brasileira; história das lutas da classe trabalhadora na América Latina; Estado dependente, contra-insurgência, autocracia burguesa e neofascismo; história do marxismo na América Latina; a crítica marxista da dependência ao desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo; os debates da dependência científico-tecnológica e cultural no Brasil; os impactos do capitalismo dependente na educação básica, técnico-tecnológica e superior no Brasil, da ditadura empresarial-militar ao neoliberalismo; patriarcado, questões de gênero, racismo e relações étnico-raciais no capitalismo dependente; dependência e teoria marxista do direito; dependência, questão agrária e soberania alimentar; dependência e questão urbana.
Gostaríamos de ressaltar que o fluxo contínuo está aberto e artigos dentro das temáticas da revista podem ser enviados.
Cordialmente,
Comitê editorial da Germinal Saiba mais sobre Abertura de submissões de artigos para o dossiê "Dependência e marxismo: história, teoria e práxis revolucionária" -
Prazo Estendido para o Volume 13 n. 3
2021-10-04PRAZO ESTENDIDO!
Germinal: Marxismo e Educação em Debate informa nova data de submissão para o Volume 13, Número 3: América Latina, experiências socialistas e educação
Submissões até: 13/10/2021
Saiba mais sobre Prazo Estendido para o Volume 13 n. 3 -
PRAZO ESTENDIDO para o Volume 13, Número 3:
2021-10-04PRAZO ESTENDIDO!
Germinal: Marxismo e Educação em Debate informa nova data de submissão para o Volume 13, Número 3:
América Latina, experiências socialistas e educação
Submissões até: 13/10/2021
Link para submissões:
Saiba mais sobre PRAZO ESTENDIDO para o Volume 13, Número 3: -
Prazo Estendido para submissão do volume Marxismo e a Questão Ambiental
2021-05-28Germinal; Marxismo e Educação informa que as submissões de artigos para o volume 13 número 2 Marxismo e a Questão Ambiental foram ampliadas até dia 15/06/2021
Saiba mais sobre Prazo Estendido para submissão do volume Marxismo e a Questão Ambiental -
Chamada para submissões de texto: Dossiê Marxismo e a Questão Ambiental
2021-04-12Marxismo e a Questão Ambiental até 31/05/2021
A reestruturação produtiva do capital associada ao projeto ultraliberal tem imposto a supressão de direitos sociais e a expropriação dos meios de existência através da devastação do trabalho e da natureza. Considerando a crescente apropriação privada dos recursos naturais por frações da burguesia e seus profundos impactos na reprodução da vida, propõe-se para o dossiê - “Marxismo e a questão ambiental” - o foco nos seguintes temas:
Saiba mais sobre Chamada para submissões de texto: Dossiê Marxismo e a Questão Ambiental
• Categorias marxistas e a questão ambiental;
• Desenvolvimento capitalista e crise ambiental;
• Dependência, nova divisão internacional do trabalho e agronegócio;
• Luta de classes e conflitos socioambientais no campo e na cidade;
• Marxismo, Educação ambiental, Educação popular e Educação do campo;
• Questão ambiental e questão agrária;
• Questão ambiental, saúde coletiva e pandemias;
• Ecossocialismo e anticapitalismo;
• Povos e comunidades tradicionais e a relação sociedade e natureza;
• Racismo ambiental, refugiados ambientais e crise climática;
• Feminismos, lutas antirracistas e disputas pela terra e território. -
Problemas no cadastro
2021-02-24Alguns autores e autoras estão relatando problema ao fazer o cadastro por conta do ORCID.
Acontece que o nosso sistema não está aceitando o 's' de https://orcid. Você pode contornar esse problema colocando http://orcid.org/xxxxxxxx
Qualquer problema não hesite em nos contactar por e-mail
-
Problemas no cadastro
2021-02-24Alguns autores e autoras estão relatando problema ao fazer o cadastro por conta do ORCID.
Acontece que o nosso sistema não está aceitando o 's' de https://orcid. Você pode contornar esse problema colocando http://orcid.org/xxxxxxxx
Qualquer problema não hesite em nos contactar por e-mail
-
Prazo Estendido para submissão do volume 13 número 1
2021-02-16Germinal; Marxismo e Educação informa que as submissões de artigos para o volume 13 número "Empresariamento da Educação" foram ampliadas até dia 09/03/2021 Saiba mais sobre Prazo Estendido para submissão do volume 13 número 1 -
– Germinal : Marxismo e Educação em Debate em transição para um novo coletivos de editores
2020-10-15Após 13 anos, faz-se necessário formar um novo coletivo que projete a Germinal mais adiante. Um coletivo que (i) preserve o legado teórico do marxismo, (ii) promova a expansão do debate marxista nas ciências humanas, (iii) acompanhando as exigências da divulgação eletrônica, e (iv) articulando os grupos de pesquisa para a defesa e a proteção deste acalentado projeto editorial. Saiba mais sobre – Germinal : Marxismo e Educação em Debate em transição para um novo coletivos de editores -
Germinal agora oferece template aos autores
2020-08-01Prezados autores, para facilitar os processos de submissão, avaliação e edição, os editores produziram um template com todas as instruções acerca da preparação dos manuscritos. O template encontra-se publicado no Volume 11, N. 3 de Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Siga também as orientações dos metadados disponíveis nas orientações para autores. Saiba mais sobre Germinal agora oferece template aos autores -
Atualização prazos Agenda 2020
2020-04-20Germinal divulga atualização dos prazos para as submissões! Saiba mais sobre Atualização prazos Agenda 2020 -
Agenda Germinal 2020!!
2020-03-11Germinal divulga a agenda 2020. Saiba mais sobre Agenda Germinal 2020!! -
Germinal preservada na Rede Cariniana
2015-11-07Germinal agora está preservada na rede Cariniana. Saiba mais sobre Germinal preservada na Rede Cariniana -
Estrutura de Apoio de Germinal: Marxismo e Educação em Debate
2015-11-05Pensando na continuidade do Projeto Editorial de Germinal: Marxismo e Educação em Debate, estamos ampliando os Grupos de pesquisa que são a base de apoio deste periódico.
Saiba mais sobre Estrutura de Apoio de Germinal: Marxismo e Educação em Debate -
6 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE
2015-05-21Destaque e comemoração dos 6 anos de germinal: Marxismo e Educação em Debate
Saiba mais sobre 6 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE