Notícias

  • Ementa do dossiê "Marxismo e a busca pela psicologia concreta no século XXI”

    2025-10-27

    A revista Germinal: marxismo e educação em debate está organizando o dossiê “Marxismo e a busca pela psicologia concreta no século XXI”, a ser publicado em abril de 2026, no volume 18, número 01. O dossiê é coordenado pelas professoras Giselle Modé Magalhães (UFSCAR), Angelina Pandita Pereira (UFBA) e pelo professor Hélio da Silva Messeder Neto (UFBA), designados pelo comitê editorial da revista. 

    Segue abaixo a ementa que preparamos para o dossiê.

    Frente a um contexto de pós-verdade, que acinzenta os contornos entre as disputas no interior da ciência e sua redução a meras narrativas singulares sobre os fenômenos, torna-se urgente a busca e a defesa de uma ciência concreta. Uma ciência que se implique com seu papel de busca pela verdade, que seja capaz de revelar os traços essenciais dos fenômenos da realidade e de orientar ações para a sua transformação.

    No campo da psicologia, desde a década de 1920, Politzer e Vigotski, por caminhos distintos, denunciaram a fragmentação desse campo, manifestada na ausência de unidade quanto à definição de seu objeto e métodos de estudo. Essa fragmentação resulta em uma série de problemas, entre os quais se destacam análises que, embora alcancem o status de ciência, permanecem limitadas à imediaticidade dos fenômenos, desvinculando-os de sua produção histórica e das relações materiais de produção da vida que os determinam. Desde então, os problemas apontados por esses autores permanecem e, em certa medida, se agravam. Afinal, se os critérios para delimitar o que seria a ciência psicológica nunca foram plenamente definidos, no contexto da pós-verdade torna-se ainda mais desafiador distinguir a pseudociência daquilo que pode ser legitimamente reconhecido como científico. Esse cenário intensifica a necessidade de defender a retomada do projeto de construção de uma psicologia concreta, como proposto por Vigotski em 1929.

    Destacamos, ainda, que não se trata de uma disputa restrita ao campo das ideias, mas da compreensão de que, em uma sociedade capitalista, na qual  os laços sociais são rompidos e os sujeitos são atomizados por meio de diversos mecanismos de exploração e opressão, impõe-se a esses indivíduos uma série de sofrimentos e obstáculos ao seu desenvolvimento. Nesse contexto, a psicologia se apresenta como uma área do saber necessária para construir conhecimentos que nos ajudem a resistir a essa realidade e a transformá-la.

    Desta forma, com o intuito de contribuir com essa tarefa,  dedicamos este número ao tema Marxismo e a busca pela psicologia concreta no século XXI. Serão aceitos manuscritos que abordem: a necessidade de uma psicologia concreta neste momento histórico; o estado da arte sobre a construção de uma psicologia concreta; a formação da subjetividade no capitalismo contemporâneo e seus mecanismos de exploração e opressão; psicologia concreta e violência; contribuições da psicologia concreta para a educação inclusiva; fundamentos epistemológicos para a construção de uma psicologia concreta e suas consequências para a práxis revolucionária; discussões sobre múltiplos processos de (des)humanização na sociedade capitalista e possibilidades de enfrentamento não adaptacionista; a formação de subjetividades revolucionárias.

    Saiba mais sobre Ementa do dossiê "Marxismo e a busca pela psicologia concreta no século XXI”
  • Comunicado do Comitê editorial

    2025-09-30

    Em janeiro de 2025, a revista Germinal: marxismo e educação em debate abriu a chamada para o dossiê "Marxismo e educação: desafios contemporâneos". Devido ao grande número de artigos recebidos, o dossiê precisou ser dividido em duas partes, que foram publicadas nos números 1 e 2 do volume 17. Apesar dos esforços empreendidos pelo Comitê editorial e pelo atual Corpo editorial científico nacional, ainda não conseguimos pareceres para todos os manuscritos submetidos dentro do prazo e que estão em avaliação para compor os dois números.

    Saiba mais sobre Comunicado do Comitê editorial
  • Chamadas de artigos e resenhas para 2026

    2025-09-19
    Germinal: marxismo e educação em debate divulga chamada de artigos e resenhas das temáticas dos dossiês para 2026:   Volume 18, número 1: Marxismo e psicologia concreta no século XXI Submissões até 30 de jan. 2026   Volume 18, número 2: Imperialismo, dependência e lutas de libertação (homenagem ao centenário de Fidel Castro) Submissões até 30 de maio 2026   Volume 18, número 3: Educação, democracia e alternativas socialistas Submissões até 30 de ago. 2026   Destacamos que o fluxo contínuo para artigos científicos e resenhas permanece aberto dentro das temáticas da revista.   Submissões: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/about/submissions Saiba mais sobre Chamadas de artigos e resenhas para 2026
  • Ementa do dossiê Questão agrária e movimentos sociais do campo

    2025-08-01

    A revista Germinal: marxismo e educação em debate prepara o dossiê do v.17, n.3, dezembro de 2025, cujo tema será Questão agrária e movimentos sociais do campo. Este dossiê está sob responsabilidade da comissão editorial formada por Leile Teixeira (UFRJ), Mario Mariano (UFVJM e Germinal), Marizete Andrade (UFV) e Rodrigo Castelo (Unirio e Germinal).

    Saiba mais sobre Ementa do dossiê Questão agrária e movimentos sociais do campo
  • Sobre o dossiê Marxismo e educação: desafios contemporâneos

    2025-02-07

    A Revista Germinal informa que - em virtude do grande número de artigos encaminhados para o Dossiê Marxismo e educação: desafios contemporâneos -, o mesmo será publicado em duas partes, quais sejam, nos volumes 17 n.1 (abril) e 17 n.2 (agosto) de 2025. Observada essa particularidade, excepcionalmente, não haverá chamada para o volume 17 n.2, que seguirá com a parte dois do referido dossiê.

    Lembramos que a distribuição dos artigos entre os volumes 17 n.1 e 17 n.2 seguirá vinculada ao fluxo da avaliação duplo-cega a partir dos pareceres emitidos pelo nosso Comitê científico.

    Em breve divulgaremos a chamada para o dossiê do volume 17 n.3 (dezembro), cujo tema será “Questão agrária e movimentos sociais do campo”.

    O Comitê Editorial agradece autoras/es, leitoras/es e avaliadoras/es pela contribuição imprescindível ao trabalho da Germinal.

    Saiba mais sobre Sobre o dossiê Marxismo e educação: desafios contemporâneos
  • Dossiê Marxismo e educação: desafios contemporâneos

    2025-01-14

    A revista Germinal: marxismo e educação em debate comunica que já estão abertas as submissões de textos para o dossiê Marxismo e educação: desafios contemporâneos. Serão avaliados artigos e resenhas enviados até o dia 24 de janeiro de 2025.

    O dossiê será publicado no vol.17, n.1, abril de 2025. Clique aqui para conferir as normas de submissão.

    Em breve divulgaremos as temáticas dos dossiês de agosto e dezembro e lembramos que o fluxo contínuo de artigos e resenhas está aberto.

    Saiba mais sobre Dossiê Marxismo e educação: desafios contemporâneos
  • Ementa do dossiê Trabalho, ciência & tecnologia: ofensiva capitalista e as lutas por práxis emancipatória que será publicado no vol.16, n.3, dezembro de 2024.

    2024-08-01

    A revista Germinal: marxismo e educação em debate comunica que já estão abertas as  submissões de artigos para o dossiê Trabalho, ciência & tecnologia: ofensiva capitalista e as lutas por práxis emancipatória que será publicado no vol.16, n.3, dezembro de 2024. O comitê editorial do n.3 do v.16 é composto por  Diógenes Breda, Mario Mariano Ruiz Cardoso (UFVJM/Germinal), Rodrigo Castelo (Unirio/Germinal), Tarcila Mantovan Atolini (UFVJM). O prazo para submissão é até o dia 30 de setembro de 2024.

    Saiba mais sobre Ementa do dossiê Trabalho, ciência & tecnologia: ofensiva capitalista e as lutas por práxis emancipatória que será publicado no vol.16, n.3, dezembro de 2024.
  • Ementa do dossiê A ditadura empresarial-militar, o grande capital e as lutas de classes no Brasil (v.16, n.1, 2024)

    2024-01-18

    A revista Germinal: marxismo e educação em debate comunica a abertura de submissões de artigos para o dossiê A ditadura empresarial-militar, o grande capital e as lutas de classes no Brasil que será publicado no vol.16, n.1, abril de 2024. O comitê editorial do n.1 do v.16 é composto por Claudio Beserra de Vasconcelos (UFRRJ e Seeduc/RJ), Márcia Lemos (Uesb), Osvaldo Teodoro (SMEBH) e Rejane Carolina Hoeveler (Ufal). O prazo para submissão é até o dia 30 de janeiro de 2024.

    Saiba mais sobre Ementa do dossiê A ditadura empresarial-militar, o grande capital e as lutas de classes no Brasil (v.16, n.1, 2024)
  • Dossiê Marxismo, gênero, sexualidade e a luta anticapitalista: debates e controvérsias - vol.15, n.3, dezembro de 2023

    2023-06-02

    O volume 15, número 3 da revista Germinal será lançado em dezembro de 2023 e o seu dossiê terá  como tema Marxismo, gênero, sexualidade e a luta anticapitalista: debates e controvérsias. A comisão editorial será formada por Renan Quinalha (Unifesp), Helga Maria Martins de Paula (UFJ), Lívia de Cássia Godoi Moraes (UFES), Márcio Magalhães da Silva (UFLA) e Márcia Lemos (Uesb/Germinal) e o envio dos manuscritos será até o dia 30 de setembro de 2023. Não perca os prazos para envio! A  revista receberá artigos para o dossiê e temas livres, assim como resenhas de livros publicados a partir de 2020.

    A proposta desse dossiê é divulgar pesquisas e colocar em discussão a luta de classes e as opressões no processo de superação do modo de produção capitalista a partir de reflexões balizadas pelo arcabouço teórico-metodológico do Materialismo Histórico e Dialético, que considerem exploração, subjetivação, alienação e consciência no exame das temáticas compreendidas como centrais para este debate: crise do capital e crise da reprodução social; gênero, raça, classe, sexualidades e crítica da economia política: leituras marxistas; neoliberalismo, privatização dos serviços essenciais e a classe
    trabalhadora racializada e LGBT; migração, globalização neoliberal e o deslocamento de mulheres; Estado, direito e opressões de gênero; feminismo marxista, trabalho e organização sindical; análises em torno do trabalho doméstico e da maternidade privatizada; políticas sexuais e movimentos sociais; família como unidade de reprodução do capital, ascensão conservadora e pessoas LGBTs; a prostituição/trabalho sexual, a moral burguesa e a legalização; sexualidade e gênero na educação; Marxismo e teoria queer; feminismos marxista, socialista, materialista, transfeminismo, virada
    linguística e as lutas anticapitalistas.

    Saiba mais sobre Dossiê Marxismo, gênero, sexualidade e a luta anticapitalista: debates e controvérsias - vol.15, n.3, dezembro de 2023
  • Ementa do dossiê Sindicalismo e movimentos sociais em defesa da educação pública e popular

    2023-04-25

    A revista Germinal divulga a ementa do dossiê Sindicalismo e movimentos sociais em defesa da educação pública e popular, sob coordenação da comissão editorial formada por Kate Lane (UFF), Mario Mariano (UFVJM e Germinal), Rodrigo Castelo (Unirio e Germinal) e Sâmbara Paula (UECE), que será lançado no v.15 n.2 em agosto de 2023. O prazo final para submissão dos artigos e resenhas é 31 de maio de 2023.

    Ementa: As atuais configurações da educação pública e privada no Brasil (e no mundo, com destaque para países dependentes). Lutas sindicais e seus desafios contemporâneos em todos os níveis da educação pública e privada no Brasil e América Latina e Caribe. Estratégias de resistência à militarização e ataques às escolas. A luta pela revogação do Novo Ensino Médio. Novos processos produtivos, (super)exploração, subsunção, precarização do trabalho e resistência sindical na educação pública e privada. Lutas sociais na educação pública e privada contra as opressões de raça, gênero, etnia e sexualidade nas ofensivas capitalista e neoconservadora/reacionária. Projetos de educação popular e universidade popular no Brasil e no mundo. Movimentos populares e educação do campo, quilombola e indígena.

    Saiba mais sobre Ementa do dossiê Sindicalismo e movimentos sociais em defesa da educação pública e popular
  • Germinal: marxismo e educação em debate divulga a agenda de temáticas para os próximos números de 2023:

    2023-03-01

    Volume 15, número 2:
    Tema do dossiê: Sindicalismo e movimentos sociais em defesa da educação pública e popular
    Comissão editorial: Kate Lane (UFF), Mario Mariano (UFVJM e Germinal), Rodrigo Castelo (Unirio e Germinal) e Sâmbara Ribeiro (Uece)
    Prazo final de submissões: 31 de maio 2023

    Volume 15, número 3
    Tema do dossiê: Marxismo, gênero, sexualidade e a luta anticapitalista: debates e controvérsias
    Comissão editorial: Helga Martins de Paula (UFJ), Lívia de Cássia Moraes (Ufes), Márcio Magalhães da Silva (Ufla), Márcia Lemos (Uesb e Germinal) e Renan Quinalha (Unifesp)
    Prazo final de submissões: 30 de setembro de 2023

    Link para submissões:
    https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/about/submissions

    Saiba mais sobre Germinal: marxismo e educação em debate divulga a agenda de temáticas para os próximos números de 2023:
  • Abertura de submissões de artigos para o dossiê “ Psicologia, Educação e Marxismo"

    2022-11-16

    A revista Germinal: marxismo e educação em debate comunica a abertura de submissões de artigos para o dossiê "Psicologia, Educação e Marxismo" que será publicado no vol.15, n.1, abril de 2023. O prazo para submissão é até o dia 30 de janeiro de 2023.

     

    Abaixo disponibilizamos a ementa do referido dossiê:

    Dentre os desafios para a construção de uma sociedade essencialmente humana estão as contribuições da ciência psicológica em suas diversas áreas de atuação. A construção de uma psicologia concreta ainda é tarefa deste tempo histórico, pois não superamos a sociedade de classes e os processos de alienação que dificultam a captura dos fenômenos psicológicos em sua totalidade. Disto resulta uma contradição central da psicologia que é sua multiplicidade de correntes, levando a identificação de diferentes objetos na busca por explicar o psiquismo humano e, consequentemente, as especificidades do processo educativo (formal e informal) na constituição dos indivíduos. Nesta direção, interessa-nos neste dossiê o debate sobre as múltiplas possibilidades de construção da unidade marxismo-psicologia numa perspectiva anticapitalista embasada no materialismo histórico e dialético, portanto, uma psicologia revolucionária. Considerando o exposto, o dossiê pode contemplar os seguintes temas: o processo de desenvolvimento do psiquismo imerso em relações sociais capitalistas; o esvaziamento dos processos educativos na sociedade capitalista e suas consequências para o adoecimento dos sujeitos; fundamentos epistemológicos das diversas psicologias e suas consequências para a práxis revolucionária; a inserção da psicologia em movimentos sociais e políticos emancipatórios; discussões sobre os múltiplos processos de (des)humanização na sociedade capitalista e possibilidades de enfrentamento não adaptacionista; correntes pedagógicas contra-hegemônicas e suas articulações com a formação da subjetividade; A formação de subjetividades revolucionárias nos diversos níveis educacionais e áreas de atuação (educação física, ciências, matemática, etc.); Escolas rurais e suas especificidades na formação de sujeitos revolucionários; Processos de inclusão em uma sociedade excludente.

     

    Saiba mais sobre Abertura de submissões de artigos para o dossiê “ Psicologia, Educação e Marxismo"
  • PRAZO ESTENDIDO! Germinal: Marxismo e Educação em Debate informa nova data de submissão para o Volume 14, Número 3: 2

    2022-10-01

    PRAZO ESTENDIDO!

    Germinal: Marxismo e Educação em Debate informa nova data de submissão para o Volume 14, Número 3:

    "Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições”

    Submissões até: 10/10/2022

    Saiba mais sobre PRAZO ESTENDIDO! Germinal: Marxismo e Educação em Debate informa nova data de submissão para o Volume 14, Número 3: 2
  • PRAZO ESTENDIDO! Germinal: Marxismo e Educação em Debate informa nova data de submissão para o Volume 14, Número 3: 2

    2022-10-01

    PRAZO ESTENDIDO!

    Germinal: Marxismo e Educação em Debate informa nova data de submissão para o Volume 14, Número 3:

    "Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições”

    Submissões até: 10/10/2022

    Saiba mais sobre PRAZO ESTENDIDO! Germinal: Marxismo e Educação em Debate informa nova data de submissão para o Volume 14, Número 3: 2
  • Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições.

    2022-07-06

    Abertura de submissões de artigos para o dossiê “Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições”

     

    A revista Germinal: marxismo e educação em debate comunica a abertura de submissões de artigos para o dossiê Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições que será publicado no vol.14, n.3, dezembro de 2022. O prazo para submissão é até o dia 30 de setembro de 2022.

     

    Abaixo disponibilizamos a ementa do referido dossiê:

     

    Na atualidade, ainda sobre os ecos dissonantes do “fim da história”, concepções que propagam a infinitude do modo de produção capitalista pairam sobre as mais diversas esferas da sociabilidade humana e não é diferente no campo da educação. Destaca-se, neste sentido, a ideologia pós-moderna que em grande medida, a partir de um verniz progressista, tem influenciado nas últimas décadas a educação no Brasil.

     

    O objetivo deste dossiê é propor um debate crítico sobre as influências e os impactos de uma agenda pós-moderna no campo educacional, a partir de reflexões que abordem essa temática no processo de formação humana no Brasil e no mundo à luz da tradição marxista. Como é sabido, Marx e Engels não produziram tratados sobre o tema, mas deixaram, a partir da crítica das formulações e das práticas burguesas, ricos apontamentos sobre educação, ensino e a necessidade de qualificação do trabalho para a emancipação humana. É insuficiente compreender a questão da educação, bem como, qualquer outro elemento social sem apanhá-lo nas suas dimensões concretas e é a partir deste pressuposto que reivindicamos o rigor analítico do materialismo dialético para propor este debate.

     

    Dar-se-á ênfase aos debates que contemplarem a caracterização da agenda pós-moderna na educação, a sua correspondência com o receituário neoliberal e, por conseguinte, com as políticas educacionais, a negação da história bem como das estruturas e/ou das conexões estruturais, a capilarização nos currículos, nos livros didáticos, na formação de professores, nos programas de pós-graduação, nas formulações epistemológicas. O dossiê também busca investigar as versões atuais do discurso pós-moderno como pós-verdade que se expressam na deterioração das análises das mediações da realidade, e da condição de luta política emancipatória. Discursos estes que se propõem a um profundo ataque às diversas formas de organizações sociais, ampliando as clivagens entre a sociedade civil e o Estado. Serão contemplados escritos que tragam a problemática do niilismo e da impossibilidade de compreender o real e transformá-lo, do esvaziamento teórico, da propagação de uma perspectiva educacional pautada no individualismo e da agenda pós-moderna como expressão da decadência ideológica da burguesia.

     

    Link para submissões:

     

    Ressaltamos que o fluxo contínuo está aberto e artigos dentro das temáticas da revista podem ser enviados.

     

    Cordialmente,

    Comitê editorial da Germinal

    Saiba mais sobre Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições.
  • Abertura de submissões de artigos para o dossiê "Imperialismo, relações étnico-raciais e lutas anticoloniais

    2022-03-31
    A revista Germinal: marxismo e educação em debate comunica a abertura de submissões de artigos para o dossiê Imperialismo, relações étnico-raciais e lutas anticoloniais que será publicado no vol.14, n.2, agosto de 2022. O prazo para submissão é até o dia 30 de maio de 2022. Abaixo disponibilizamos a ementa do referido dossiê:   Ementa: A finalidade deste dossiê é acumular elementos para o estudo das contribuições que intelectuais, militantes, lideranças políticas e sociais, inspirados(as) ou perceptivelmente influenciados(as) pela tradição marxista, aportaram ao desenvolvimento das lutas contra a escravidão, o colonialismo, o imperialismo, o racismo e a opressão de gênero na época contemporânea. Tomando como referência o posicionamento adotado por Marx e Engels em face da escravidão nos EUA, serão examinados os debates travados sobre a questão colonial; as lutas dos povos originários na América Latina e no Brasil; as mulheres negras na formação social brasileira; as relações étnico-raciais, trabalho e luta de classes; o feminismo negro; as lutas antirracistas; encarceramento massivo e extermínio da população afro-brasileira promovidos pelo Estado burguês; resistência cultural afro-brasileira, sua ancestralidade, identidade e formas de organização; a dialética exploração de classe e opressão racial; as lutas anticapitalistas e a emancipação do povo negro, com destaque para a contribuição dos marxistas às lutas de libertação nacional. Sob esta perspectiva é central as abordagens críticas sobre educação antirracista, as lei de ações afirmativas, mídia e racismo. Serão valorizadas as elaborações produzidas por uma ampla gama de autores e autoras brasileiros e estrangeiros, com contribuições relevantes às reflexões sobre os temas apontados.   Gostaríamos de ressaltar que o fluxo contínuo está aberto e artigos dentro das temáticas da revista podem ser enviados. Saiba mais sobre Abertura de submissões de artigos para o dossiê "Imperialismo, relações étnico-raciais e lutas anticoloniais
  • Abertura de submissões de artigos para o dossiê "Dependência e marxismo: história, teoria e práxis revolucionária"

    2021-12-22
    A revista Germinal: marxismo e educação em debate comunica a abertura de submissões de artigos para o dossiê Dependência e marxismo: história, teoria e práxis revolucionária, que será publicado no vol.14, n.1, abril de 2022. O prazo para submissão é até o dia 14 de fevereiro de 2022.

    Abaixo disponibilizamos a ementa do referido dossiê:

    Ementa: dependência, transferências de valor, superexploração e subimperialismo, passado e presente; o caráter da revolução latino-americana e brasileira; história das lutas da classe trabalhadora na América Latina; Estado dependente, contra-insurgência, autocracia burguesa e neofascismo; história do marxismo na América Latina; a crítica marxista da dependência ao desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo; os debates da dependência científico-tecnológica e cultural no Brasil; os impactos do capitalismo dependente na educação básica, técnico-tecnológica e superior no Brasil, da ditadura empresarial-militar ao neoliberalismo; patriarcado, questões de gênero, racismo e relações étnico-raciais no capitalismo dependente; dependência e teoria marxista do direito; dependência, questão agrária e soberania alimentar; dependência e questão urbana.

    Gostaríamos de ressaltar que o fluxo contínuo está aberto e artigos dentro das temáticas da revista podem ser enviados.

    Cordialmente,
    Comitê editorial da Germinal   Saiba mais sobre Abertura de submissões de artigos para o dossiê "Dependência e marxismo: história, teoria e práxis revolucionária"
  • Chamada para submissões de texto: Dossiê Marxismo e a Questão Ambiental

    2021-04-12

    Marxismo e a Questão Ambiental até 31/05/2021

     A reestruturação produtiva do capital associada ao projeto ultraliberal tem imposto a supressão de direitos sociais e a expropriação dos meios de existência através da devastação do trabalho e da natureza. Considerando a crescente apropriação privada dos recursos naturais por frações da burguesia e seus profundos impactos na reprodução da vida, propõe-se para o dossiê - “Marxismo e a questão ambiental” - o foco nos seguintes temas:
    • Categorias marxistas e a questão ambiental;
    • Desenvolvimento capitalista e crise ambiental;
    • Dependência, nova divisão internacional do trabalho e agronegócio;
    • Luta de classes e conflitos socioambientais no campo e na cidade;
    • Marxismo, Educação ambiental, Educação popular e Educação do campo;
    • Questão ambiental e questão agrária;
    • Questão ambiental, saúde coletiva e pandemias;
    • Ecossocialismo e anticapitalismo;
    • Povos e comunidades tradicionais e a relação sociedade e natureza;
    • Racismo ambiental, refugiados ambientais e crise climática;
    • Feminismos, lutas antirracistas e disputas pela terra e território.

    Saiba mais sobre Chamada para submissões de texto: Dossiê Marxismo e a Questão Ambiental
  • – Germinal : Marxismo e Educação em Debate em transição para um novo coletivos de editores

    2020-10-15
    Após 13 anos, faz-se necessário formar um novo coletivo que projete a Germinal mais adiante. Um coletivo que (i) preserve o legado teórico do marxismo, (ii) promova a expansão do debate marxista nas ciências humanas, (iii) acompanhando as exigências da divulgação eletrônica, e (iv) articulando os grupos de pesquisa para a defesa e a proteção deste acalentado projeto editorial. Saiba mais sobre – Germinal : Marxismo e Educação em Debate em transição para um novo coletivos de editores
  • Germinal agora oferece template aos autores

    2020-08-01
    Prezados autores, para facilitar os processos de submissão, avaliação e edição, os editores produziram um template com todas as instruções acerca da preparação dos manuscritos. O template encontra-se publicado no Volume 11, N. 3 de Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Siga também as orientações dos metadados disponíveis nas orientações para autores. Saiba mais sobre Germinal agora oferece template aos autores