v. 17 n. 1 (2025): Marxismo e educação: desafios contemporâneos

O século XXI chega ao seu primeiro quarto, e é neste momento, a partir de uma conflitiva dinâmica social, na qual as assimetrias entre as classes sociais também se expressam em paradigmas curriculares tecnicistas e reacionários, que apresentamos às/aos leitoras/es o dossiê intitulado “Marxismo e educação: desafios contemporâneos”. Nesta quadra histórica, o projeto do capital para a educação avança pari passu e em consonância com a financeirização, o ultraliberalismo, a ascensão da extrema direita neofascista, a desregulamentação das relações de trabalho, o “giro” de trabalhadoras por meio da imigração, a privatização do trabalho sociorreprodutivo e a ameaça constante das policrises que reprimem os movimentos sociais e tensionam a reprodução da vida. Sob essas condições históricas, trazemos à tona, como cerne desta edição, um imprescindível tema para a classe trabalhadora, qual seja, a candente questão da educação na atualidade e suas interfaces à luz da tradição marxista.