AGÊNCIAS E AGENTES NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO DE ENSINO SECUNDÁRIO (1931-1945)
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.15168Palavras-chave:
Estado, Magistério, Ensino SecundárioResumo
Apresentamos as políticas públicas destinadas a regular o estatuto econômico do magistério particular de ensino secundário, em face do contexto histórico de organização das relações trabalhistas e da expansão do setor privado no ensino no pós-1930. Examinamos as correlações de força entre órgãos do Governo, empregadores e magistério particular na definição de contratos de trabalho e registro profissional. Sob a égide do governo federal, essas relações foram canalizadas para o interior das agências estatais, o que, contudo, não anulou as dimensões de conflito intra-estatais e entre sujeitos coletivos organizados que encaminharam suas propostas, manifestaram resistências e disputaram a hegemonia do processo decisório.Downloads
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Publicado
2015-12-31
Como Citar
Bezerra, A. C. D. da R. (2015). AGÊNCIAS E AGENTES NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO DE ENSINO SECUNDÁRIO (1931-1945). Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(2), 13–22. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.15168
Edição
Seção
Debate
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