ESTUDO, TRABALHO E AGROECOLOGIA: A PROPOSTA POLÍTICA PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE AGROECOLOGIA DO MST NO PARANÁ.
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.18144Palavras-chave:
Centros/Escolas de Agroecologia, Cursos técnicos em Agroecologia, Pedagogia do Movimento, Dialogo de Saberes.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo descrever a formação do técnico em agroecologia desenvolvida nos Centros/Escolas do MST no Estado do Paraná. Teve-se como objeto concreto de análise as práticas pedagógicas e metodológicas do 2o curso técnico em agroecologia integrado ao ensino médio realizado no Centro/Escola “José Gomes da Silva” (EJGS) do MST do Paraná (PR), Turma Revolucionários da Terra (2010-2013). Tomou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e análise documental com destaque imprescindível ao Projeto Político Pedagógico (PPP), ao Projeto Metodológico (PROMET) e as ementas disciplinares, bem como, o regimento interno da EJGS. Constatou-se que o Projeto Político Pedagógico (PPP) aplicado junto a Turma Revolucionários da Terra na EJGS segue os princípios da Pedagogia do Movimento Sem Terra, da pedagogia freireana, da pedagogia socialista, da agroecologia e do Materialismo histórico dialético, dentro das especificidades de uma escola de agroecologia.Downloads
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Publicado
2016-12-29
Como Citar
Pires, J. H. S., & Novaes, H. T. (2016). ESTUDO, TRABALHO E AGROECOLOGIA: A PROPOSTA POLÍTICA PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE AGROECOLOGIA DO MST NO PARANÁ. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 8(2), 110–124. https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.18144
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Artigos
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